Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Bilheteria

23 Fevereiro 2016 | Verônica Domingues

“O Abraço da Serpente” tem boa estreia nos EUA

Produção latino-americana está concorrendo ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro

Compartilhe:

(Foto: Esfera Filmes)

A história do único nativo sobrevivente de uma tribo amazônica dizimada por ladrões despertou a atenção nos Estados Unidos. Na semana de estreia, entre os dias 17 e 21 de fevereiro, O Abraço da Serpente arrecadou mais de US$ 62 mil, mesmo disponível em apenas três salas. Essa foi a melhor abertura entre todos os indicados nessa mesma categoria, como Filho de Saul (US$ 37 mil faturados na abertura).

Publicidade fechar X

O longa é o único latino-americano concorrendo ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e é uma coprodução entre Colômbia, Venezuela e Argentina. Baseado nos diários dos exploradores Richard Evans Schultes e Theodor Koch-Grunberg, o filme mostra a busca dos brancos pela planta yakruna na labiríntica floresta amazônica colombiana em dois tempos diferentes. O xamã Karamakate serve de guia e, a partir das andanças, lembra-se de seu passado.

Em entrevista ao Deadline, o diretor Ciro Guerra atribuiu o sucesso do filme a uma curiosidade espiritual da audiência. Para ele, a narrativa se conecta aos mais diversos públicos ao redor do mundo – e a indicação ao Oscar permite que as pessoas descubram isso.

Por ter sido filmado na floresta, O Abraço da Serpente demorou cinco anos para se concretizar. Em 2015, recebeu o prêmio C.I.C.A.E. (Confédération Internationale des Cinémas d’Art et d’Essai, na Quinzena dos Realizadores) durante o Festival de Cannes de 2015 e estreou na Colômbia em maio. É a primeira produção colombiana a disputar o Oscar.

No Brasil, o filme tem estreia nesta quinta (25) com distribuição da Esfera Filmes.

Compartilhe:

  • 0 medalha