10 Fevereiro 2016 | Vanessa Vieira
Com mais de 100 anos de história, cinema de rua reabre no interior do Rio Grande do Sul
Espaço é o único cinema da região e foi reinaugurado na última quinta-feira (04)
Compartilhe:
Mais de 100 anos depois de o Cinema 14 de Julho ser inaugurado em Montenegro (RS), o antigo Cine Tanópolis, nomeado assim em 1957, foi reinaugurado na última quinta-feira (04) após mais de 1 ano e meio fechado. O único cinema da região dentro de um raio de 50 a 60km havia sido interditado pelos bombeiros por risco de desabamento e, agora, reabre reformado, com sua única sala stadium já digitalizada e com capacidade para 195 espectadores.
Publicidade fechar X
Toda a reforma e compra de equipamentos para o espaço, que estava interditado por risco de desabamento e que a princípio seria transformado em um depósito, foi um desafio para Ewerton Brandolt, proprietário do agora chamado Cine + Arte Tanópolis. Para ele, a maior dificuldade foi lidar com o custo e trabalho das obras necessárias para tornar o cinema seguro mais uma vez. Mas conseguir um projetor digital também não foi tão fácil.
O empreendedor encontrou dificuldades quando não conseguiu um financiamento junto a um banco privado. Mas, “por acaso" segundo ele, havia um último projetor digital da Barco com a integradora Quanta DGT, que agora já está na única sala do cinema de ru. Além disso, Brandolt contou também com a ajuda do Programa Cinema Perto de Você, da ANCINE, e agradece o apoio que recebeu da Cine Brasil e da Afacinemas. Ainda falando em tecnologia, o espaço deve receber um sistema 3D até o meio do ano e sua tela prateada já foi instalada para receber o formato.
Para ele, com Montenegro sendo conhecida como “cidade das artes", não era possível que a cidade ficasse sem cinema. “Eu sempre fui apaixonado por cinema e ia ao Cine Tanópolis quando pequeno. Eu não podia deixar o cinema fechado, eu quero que meus filhos possam ter essa experiência". Mas a paixão não pode vir sozinha, então os negócios e o mercado local também foram levados em conta. Afinal, além de ser o único cinema da cidade, o espaço também conta com cerca de cinco cidades vizinhas que também não têm cinema, mas que estão perto o bastante para trazer mais pessoas ao Cine + Arte Tanópolis.
A animação dos espectadores já estava visível pelas redes sociais desde quando a página oficial do cinema no Facebook foi criada. Até mesmo os filmes exibidos na noite de inauguração, O Bom Dinossauro e Creed: Nascido para Lutar, foram escolhidos por meio de votação na rede social, sendo que as sessões de reabertura do cinema foram gratuitas. Mas o ideal de Brandolt não para por aí. “Eu vejo o lugar como opção não só para o cinema, mas para teatro, dança, apresentações, palestras e cursos. O pessoal vai poder utilizar o cinema como espaço cultural", comenta.
Apesar de não ter previsão para a abertura de outros cinemas, o exibidor já estuda projetos similares ao do Cine + Arte Tanópolis: cinemas de rua em cidades do interior ou litoral que também tenham uma rede de outros municípios ao redor, para trazer mais público, e não tenham espaços de exibição.
Confira a galeria de fotos da inauguração do cinema.
Compartilhe:
- 0 medalha