Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Mundo

04 Fevereiro 2016 | Vanessa Vieira

Novo acordo trans-pacífico de parceria foi assinado

MPAA divulga ocasião da assinatura, realizada na Nova Zelândia

Compartilhe:

(Foto: Beira)

Nesta quarta-feira (03), a Motion Pictures Association of America – MPAA anunciou que seria realizada a assinatura do Acordo Trans-Pacífico de Parceria (Trans-Pacific Partnership – TPP), um acordo de livre comércio multilateral envolvendo 12 países convidados à participação.

Publicidade fechar X

Representantes de todos os 12 países, que juntos representam 40% da economia mundial, foram ontem à Auckland, na Nova Zelândia, para a cerimônia oficial de assinatura do acordo após cinco anos de negociações constantes. As nações que escolheram participar terão dois anos ainda para alterar o TPP ou ainda rejeitá-lo. Houve protestos pela Nova Zelândia durante a cerimônia, muitos acreditam que o TPP enfraquecerá o país.

Chris Dodd, presidente da MPAA, parabenizou a todos os envolvidos no acordo. “A assinatura do TPP é um passo importante para aprovar um acordo comercial de enorme importância internacional. Os princípios básicos do TPP – incluindo abertura de mercados e fortes proteções a direitos autorais – permitirá que a indústria cinematográfica e televisiva dos EUA possa competir de maneira melhor em mercados estrangeiros”, comentou Dodd em comunicado oficial da entidade.

Os países que assinaram o acordo são Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Estados Unidos, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Singapura e Vietnã. Entre as principais críticas que o TPP recebe estão as de estadunidenses que temem que o acordo tire empregos dos EUA e os leve para outros países por terem um custo menor.

Compartilhe:

  • 0 medalha