04 Fevereiro 2016 | Natalí Alencar
Rio de Janeiro ganha complexo 100% acessível
Kinoplex contou com apoio da RioFilme e Whatscine
Compartilhe:
A cidade do Rio de Janeiro acaba de ganhar um complexo de salas de cinema inteiramente acessível a pessoas com deficiência: o CineCarioca Meier.
Publicidade fechar X
A partir de um acordo firmado entre o Kinoplex e o WhatsCine Brasil, o complexo foi todo equipado com tecnologia que permite transmitir recursos de acessibilidade a pessoas com deficiência por meio de smartphones e tablets. Reza a Lenda, de Homero Olivetto, será o primeiro filme exibido hoje (04).
Durante as sessões, o público poderá selecionar as opções de acessibilidade por meio do aplicativo WhatsCine, disponível para iOS e Android. As pessoas com deficiência visual e cegas poderão ativar a audiodescrição, que permite com que ouçam a descrição das cenas em que não há diálogo por meio de fones de ouvido. Já as pessoas surdas ou com deficiência auditiva poderão ativar a legenda ou a tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Neste último, a imagem de um intérprete surge nas telas dos equipamentos móveis.
“Estamos buscando, cada vez mais, fazer com que o cinema seja acessível a todos. Essa é uma das iniciativas e significa a inclusão de pessoas com deficiência auditiva, visual e, até mesmo, intelectual à linguagem cinematográfica. O CineCarioca, que já possui o que há de mais moderno em tecnologia de som e imagem, conta também com acessibilidade arquitetônica para cadeirantes”, diz Patricia Cotta, gerente de marketing do Kinoplex.
A iniciativa tem o apoio do programa Cinema Acessível RioFilme e foi idealizada com a ajuda da Biônica Filmes, Ouro21, BRDN Conteúdos Acessíveis, Mais Diferenças e Ktalise.
Compartilhe:
- 0 medalha