Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Crescimento

29 Janeiro 2016 | Verônica Domingues

Mercado cinematográfico chinês inicia 2016 com muitas novidades

Wanda Cinema Line e Alibaba Group anunciam grandes mudanças para esse ano

Compartilhe:

(Foto: Shutterstock)

Essa semana, a líder de e-commerce Alibaba vendeu sua participação na maior empresa de comércio de ingressos online da China, a Meituan-Dianping, por cerca de US$ 900 milhões. O comprador foi um grupo de investidores privados, já familiarizados com o negócio.

Publicidade fechar X

A empresa de venda de tickets é uma fusão de duas start-ups. Enquanto a Alibaba investia na Meituan, a rival Tencent apoiava a Dianping. Com isso, as duas gigantes da internet dispunham de uma parte da mesma organização.

O último trimestre de 2015 foi lucrativo para a Alibaba. A receita aumentou 32%, alcançando US$ 5,33 bilhões, enquanto o lucro cresceu 108%, chegando a US$ 1,92 bilhões. Esses números não englobam a Alibaba Pictures, um ramo da empresa destinado à indústria cinematográfica  - e criador do Tabao Movie, o próprio serviço de comercialização de ingressos.

Em termos de mercado, 68,2% do lucro das bilheterias chinesas provém das vendas online. Há dois anos, esse número não ultrapassava os 50%. A taxa de utilização do público em 2015 ficou assim: o serviço da Meituan-Dianping, Maoyan, foi o líder, com uma quota de 23,5 %. Em segundo lugar, apareceu o Baidu Nuomi,com 19,2%, em terceiro o Weipiao (apoiado pela Tencent e pela Wanda), com 13,1% e, por fim, o Taobao, com 9,3%.

Nessa semana, a Wanda Cinema Line também anunciou uma novidade: nos próximos cinco anos, vai inaugurar 100 salas em parceria com a Dolby Laboratories. “Estamos entusiasmados para nos tornar a primeira rede de cinema a levar a experiência do Dolby Cinema premium para os espectadores da China”, afirmou John Zeng, presidente da Wanda Cinema Line.

O sistema de projeção Dolby Vision utiliza lentes de última geração, com tecnologia de cor melhorada e um alto contraste, gerando uma imagem detalhada e realista. Já o Dolby Atmos consegue distribuir o áudio por todos os lados da sala com riqueza e profundidade. A primeira sala com essas tecnologias será inaugurada entre os meses de março e maio desse ano.

Compartilhe:

  • 0 medalha