Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Especial

30 Dezembro 2015 | Vanessa Vieira

Criação do Brazil India Film Business Group já começa a ter resultados

Grupo tem por objetivo promover o cinema brasileiro na Índia

Compartilhe:

Mercado indiano produz cerca de 1.000 filmes por ano como "Goliyon Ki Rasleela Ram-Leela" (Foto: Eros International)

Bollywood, a Hollywood da Índia, atualmente produz cerca de 1.000 filmes por ano, enquanto a versão americana entrega por volta de 650 de acordo com sites de notícias como Superinteressante e Mais Curiosidade. Atualmente, as bilheterias indianas crescem constantemente devido à estabilidade econômica local.

Publicidade fechar X

Assim, conhecendo o mercado da Índia e seu gosto pelo cinema, o especialista em comércio exterior, Roberto Nóbrega, decidiu criar o Brazil India Film Business Group, uma organização para promover o audiovisual brasileiro na Índia e aproximar os mercados para gerar até coproduções. “Uma das razões que me levou a fazer algo pelo cinema brasileiro foi que, quando pesquisei sobre um evento na cidade indiana de Pune, descobri que exibiriam filmes brasileiros muito antigos, sendo que temos também muitos filmes recentes bons", explica.

De acordo com Nóbrega, a ideia surgiu há quatro meses durante uma conversa no consulado brasileiro em Mumbai, cidade onde Bollywood está, quando foi pedido a ele que intermediasse o diálogo com produtoras brasileiras. Inicialmente o objetivo era levar alguns filmes a um evento em Pune, marcado para janeiro de 2016, e à uma mostra da Câmara de Comércio Índia-Brasil em Goa, cidade que deve receber o evento durante o International Film Festival of Goa em fevereiro de 2016.

“Há no Brasil um desconhecimento do mercado indiano, que é bilionário para filmes. Comecei a entrar em contato com produtoras nacionais e descobri um monte de longas-metragens bons, então vejo grandes possibilidades de negócios com filmes brasileiros na Índia", comenta. A primeira conquista do Brazil India Film Business Group foi a confirmação da exibição de Faroeste Caboclo na mostra da Câmara em Goa. O longa foi lançado em 2013, produzido pela Gávea Filmes e distribuído no Brasil pela Europa Filmes.

Outro evento que chama a atenção de Nóbrega é o Film Bazar, encontro de negócios realizado dentro do festival de Goa e organizado pela National Film Development Corporation (NFDC). Segundo o executivo, mais de 60 países participaram, mas o Brasil não, mesmo levando em conta o acordo de coprodução entre o País e a Índia assinado há sete anos. Inclusive, incentivar projetos de coproduções será um dos próximos objetivos do Brazil India Film Business Group.

Próximos objetivos

Ainda que os primeiros passos do grupo sejam auxiliar no diálogo entre os mercados audiovisuais de ambos os países, a conquista mais desejada por Nóbrega é a realização de uma semana de exibição de filmes brasileiros durante o Mumbai Film Festival, em novembro de 2016. O projeto ainda está em fase inicial, mas deve apresentar seus primeiros resultados em breve segundo o executivo.

Diálogo com entidades

Nóbrega já presidiu a Câmara de Comércio Brasil-Índia no Brasil e, por isso, teria sido chamado pelo consulado brasileiro no país para ajudar na aproximação entre as duas nações no setor audiovisual. Para isso, entrou em contato com entidades como a Agência Nacional do Cinema – ANCINE e o programa Cinema do Brasil. De acordo com o executivo, os primeiros contatos já foram realizados e, em breve, serão marcadas reuniões oficiais para apresentação mais detalhada do grupo.

Quanto ao financiamento do grupo, Nóbrega afirma que, por ora, parte dele mesmo. “Primeiro eu quero botar o carro na rua para depois correr atrás de patrocinadores. O mais importante agora é fazer o projeto andar".

Compartilhe:

  • 0 medalha