Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Saga

18 Dezembro 2015 | Samara Ventura

Primeira semana de “Star Wars” movimenta mercado internacional

Em cada território uma peculiaridade envolve o lançamento do longa

Compartilhe:

(Foto: Disney)

O lançamento do aguardado Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força movimentou o mercado de exibição, não só brasileiro, mas ao redor do mundo. O longa-metragem da Disney teve em cada território ações e peculiaridades diversas.

Publicidade fechar X

No Reino Unido, apesar de uma semana inteira ter geralmente cerca de 15 estreias, a última contou apenas com cinco novos filmes, deixando o foco das salas voltado para o longa. O Glasgow Film Theatre será um dos poucos cinemas a não exibir o sétimo filme da saga.

Já na Alemanha, alguns pequenos cinemas cancelaram o boicote à exibição do Star Wars. Essas empresas já haviam se manifestado contra a cota de tela da Disney que foi de 47,7% para 53%, mas decidiram recuar. Para o próximo filme do estúdio, Os Oito Odiados, que nesse território terá distribuição do mesmo estúdio, as negociações continuam.

Na França, um exibidor entrou na justiça para obter uma cópia do filme em formato DCP, porém o pedido foi negado, deixando o cinema com uma dívida de € 11 mil por conta da ação judicial. No Canadá, pelo menos um exibidor seguiu o exemplo de cinemas nos EUA e Reino Unido que baniram máscaras e armas de brinquedo, incluindo sabres de luz, durante a exibição do filme.

Na Nova Zelândia, a Movie Media realizou um levantamento de audiência e ficou constatado que o longa é mais popular entre homens com faixa etária de 22 e 50 anos de idade. Os dados foram comparados com a exibição de Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros. Segundo a pesquisa, Star Wars deve atrair um público que dificilmente iria ao cinema assistir filmes de outros gêneros.

Em território nacional, a produção já possui números excelentes para os primeiros dias de exibição. No Market Share desta semana o filme está em 96% dos complexos do país. Outra informação relevante é a boa marca de vendas antecipadas. A rede de cinemas Cinesystem, por exemplo, divulgou uma pré-venda de mais de 23 mil ingressos e faturamento de R$ 350 mil com tickets vendidos a partir do mês de novembro.

Compartilhe:

  • 0 medalha