Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Estados Unidos

17 Dezembro 2015 | Vanessa Vieira

Tarantino acusa Disney de "extorquir" cinema

Novo longa de diretor não será exibido em cinema premium por conta da estreia de "Star Wars"

Compartilhe:

Quentin Tarantino afirmou não ter nada contra "Star Wars" ou o diretor J.J. Abrams, mas que sua irritação é com os executivos do estúdio (Foto: AP Photo/Laurent Cipriani, Arquivo)

O diretor Quentin Tarantino se pronunciou no último fim de semana (12) acusando a Disney de utilizar “práticas de extorsão" para conseguir manter a exibição de Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força no Cinerama Dome. O espaço é um dos principais cinemas premium de Hollywood, nos Estados Unidos, e o estúdio teria reservado o local há meses atrás para o lançamento.

Publicidade fechar X

A acusação ocorreu depois de Tarantino saber que o estúdio se recusou a tirar Star Wars e que, por já estar com a programação lotada, o cinema não exibirá durante os próximos feriados de fim de ano o seu longa: Os 8 Odiados. O filme ainda tem o detalhe de que será exibido apenas em 70mm até 31 de dezembro, quando terá cópias digitais para distribuir para exibidores.

De acordo com o portal de notícias The Hollywood Reporter, a distribuidora Weinstein Co., responsável pela divulgação e distribuição de Os 8 Odiados, teria passado meses tentando negociar a exibição do longa-metragem de Tarantino com o cinema. Segundo o diretor, a Arclight Hollywood, administradora do Dome, teria tentado convencer a Disney a ceder o espaço em respeito a um contrato já firmado com a Weinstein Co. No entanto, agentes internos desse processo afirmam que contratos não são comuns nessas situações, mas sim acordos verbais.

Tarantino teria ficado especialmente irritado com o estúdio porque Star Wars já estava previsto para ser exibido em pelo menos outros dois cinemas premium de Hollywood do Dome, o TCL Chinese Theatre e o El Capitan Theatre, este último inclusive pertence à própria Disney. Apesar disso, o diretor garantiu em entrevista ao The Hollywood Reporter que não tem nada contra Star Wars: O Despertar da Força, que adora J.J. Abrams e que sua reclamação é apenas para os executivos do estúdio.

No Brasil, Star Wars estreia hoje (17) e Os 8 Odiados abrirá em 07 de janeiro de 2016.

Compartilhe:

  • 0 medalha