14 Dezembro 2015 | Natalí
Santos ingressa na Rede Cidades Criativas da Unesco graças a projeto de cinema
Cidade é a única do Brasil e uma das oito do mundo a ser citada nessa área
Compartilhe:
Santos é a única do Brasil e uma das oito cidades criativas no mundo a ser citada no campo cinema da rede da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O Município foi anunciado sexta (11) pela instituição internacional entre os 47 novos integrantes, de 33 países, em sete campos criativos (cinema, artesanato e arte popular, design, gastronomia, literatura, artes de mídia e música).
Publicidade fechar X
Lançada em 2004 e agora com 116 membros, a Rede de Cidades Criativas da Unesco visa promover a cooperação internacional entre locais que investem na criatividade como motor de desenvolvimento urbano sustentável, inclusão social e vitalidade cultural.
Para o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, a conquista internacional coloca a cidade em rol seleto. “Implantamos o segundo cinema público da Cidade e o primeiro da Zona Noroeste. E mais três estão previstos a partir de 2016. A certificação é como um Oscar para a Cidade de Santos, um prêmio que fica para a história”, destaca.
As novas salas públicas funcionarão nos centros culturais da Vila Progresso e do Morro da Penha, em construção, e no Cine Escola Querô, que ficará em anexo do Mercado Municipal (Região Central).
Atualmente, a cidade possui 22 salas comerciais e três salas públicas de cinema: o Posto 4 Cine Arte (praia do Gonzaga), o Cine ZN (Centro Cultural da Zona Noroeste) e o Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss).
*Cidades criativas da Unesco (cinema)
Santos (Brasil)
Roma (Itália)
Bitola (Macedônia)
Sofia (Bulgária)
Galway (Irlanda)
Sydney (Austrália)
Busan (Coréia do Sul)
Bradford (Inglaterra)
Compartilhe:
- 0 medalha