24 Julho 2013 | da Redação
Apenas 6,3% das cidades brasileiras dispõem de shoppings
Expectativa é que mercado receba 35 novos empreendimentos até o final do ano
Compartilhe:
O mercado de shopping centers ainda tem muito espaço para crescimento no País, é o que aponta a pesquisa Munic 2012, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De acordo com o levantamento, apenas 6,3% dos municípios do País contam com esse tipo de empreendimento. Ainda que a expectativa de inaugurações até o final deste ano seja alta, se comparada aos anos anteriores, pois até o final de 2013 estão previstos 35 novos complexos de acordo com a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), o número continua baixo diante das oportunidades que o Brasil oferece.
Publicidade fechar X
Embora exista muito espaço para crescimento, o estudo também indica que as cidades com mais de 500 mil habitantes concentram a maior parte dos empreendimentos, pois 92% delas já contam com pelo menos um centro de compras. O executivo Felipe Fulcher, sócio e presidente da 5R Shopping Centers – empresa especializada na prospecção, planejamento, desenvolvimento, comercialização e administração de complexos – explica que a população é um dos principais indícios para nortear os investimentos em determinado município. “Nosso modelo de negócios é focado em cidades que tenham acima de 200 mil habitantes”, comenta.
O Sudeste apresenta o maior percentual de participação, pois 9,5% das cidades na região dispõem desses complexos, seguido respectivamente pelo Sul com 7,1% e pelo Centro Oeste com 6%. Já os dados do Nordeste e do Norte revelam porque têm atraído tantas empresas do segmento, pois apenas 3,5% e 3,1% das cidades nesses locais, respectivamente, contam com shoppings. “O crescimento da economia e a escassez de empreendimentos para atender a população têm motivado vários lançamentos nessas duas regiões”, explica Fulcher.
Compartilhe:
- 0 medalha