Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Preço

13 Novembro 2015 | Fábio Gomes

Exibição de novo filme de Tarantino deve custar caro para exibidores dos EUA

Diretor ainda virá ao Brasil para divulgar "Os 8 Odiados" neste mês

Compartilhe:

(Foto: Diamond Films)

Quentin Tarantino filmou seu último longa, Os 8 Odiados, em 70mm. Contra a digitalização das salas, o diretor afirmou que espera estrear o filme em 100 telas ao redor da América do Norte, sendo 96 nos EUA e quatro no Canadá, exibindo o longa em película da maneira como imaginou. Contudo, isso pode ser um problema para os exibidores.

Publicidade fechar X

Segundo o The New York Times, o objetivo de Tarantino não é feito na região desde 1992. Ano passado, por exemplo, Interestelar abriu em 70mm em apenas 11 cinemas e, em 2012, O Mestre foi exibido em 16 telas. Poucos cinemas contam com o aparelho e pode sair caro para exibidores alugar um projetor de 70mm.

Justin Dennis, principal engenheiro da Kinora, uma companhia de Chicago especializada em instalações de cinema, notou que a principal dificuldade envolve o fato de que este tipo de aparelho não é mais produzido. Sendo assim, o aluguel desse projetor pode sair entre US$ 60 mil e US$ 80 mil por tela, sem contar os custos de mão de obra no cinema.

A Weinstein Company, que produziu o longa, contratou a Boston Light & Sound para treinar projecionistas, que terão de realizar coisas que nunca fizeram antes, uma vez que o longa não está apenas em 70mm, mas também foi filmado em Ultra Panavision, um formato extra-grande. Segundo o artigo, o último longa lançado no formato foi feito em 1966.

O filme tem lançamento limitado nos EUA no dia 25 de dezembro e, depois, expande no início de janeiro. No Brasil, a estreia será no dia 14 de janeiro e, para isso, a Diamond, que distribui o longa aqui, prepara uma ação especial.

 

Divulgação no Brasil

Para divulgar Os 8 Odiados, Quentin Tarantino virá ao País ao lado de Tim Roth. Entre os dias 23 e 24 de novembro, o cineasta e o ator estarão em São Paulo falando sobre a produção. Ainda não está confirmado se ele verá o longa. 

Esta será a segunda vez do cineasta no Brasil. A primeira foi no início dos anos 90, quando veio ao país exibir Cães de Aluguel, longa onde também trabalhou com Roth. Na época, ele participou da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Em 2009 ele quase voltou ao País, para divulgar Bastardos Inglórios no Festival do Rio, mas acabou cancelando a viagem na última hora.

Mais detalhes sobre a visita do cultuado diretor serão revelados em breve pela Diamond.

Compartilhe:

  • 0 medalha