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26 Outubro 2015 | Fábio Gomes

Paris e Downtown realizam evento para exibidores no Rio de Janeiro

Parceria divulgou futuros lançamentos nacionais com participação de estrelas

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(Foto: Paris Filmes | Downtown Filmes)

O cinema nacional cresce exponencialmente a cada ano e um dos principais players deste mercado é a parceria Downtown/Paris. As empresas iniciaram a distribuição de produções nacionais a cerca de cinco anos e, desde então, elas têm colecionado sucessos.

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No últimos dias 23 e 24 de outubro, no Rio de Janeiro, exibidores de todo o Brasil compareceram a um evento especial programado justamente para as companhias apresentarem o seu line up para o restante do ano e 2016. Logo no primeiro dia, os participantes puderam aproveitar um jantar enquanto importantes nomes se revezavam no palco para falar de futuras apostas.

Bruno Weiner, presidente da Dowtown, explicou que este ano o principal objetivo dos filmes produzidos no país era igualar o número de 20 milhões de ingressos de 2014. Contudo, em 2016, os objetivos são ainda maiores.

“Ano que vem será o ano de ouro do cinema brasileiro. Nunca nos nossos cinco anos chegamos com um calendário tão forte e, com o tempo que temos para planejar e organizar esses longas, temos como objetivo tirar o máximo que eles têm a oferecer para o mercado, os distribuidores e o público. Temos a obrigação de fazer pelo menos 30 milhões de ingressos e estamos confiantes no material não apenas para o bimestre, mas sim para o primeiro trimestre de 2016”, disse o executivo.

Na sequência, a estrela Ingrid Guimarães falou sobre sua nova produção, Um Namorado Para Minha Mulher, comédia romântica que conta com Julia Resende na direção. A estrela agradeceu os exibidores pelos seus últimos sucessos – a franquia De Pernas pro Ar e, por enquanto, o principal filme deste ano, Loucas pra Casar – e falou como escolhe os seus projetos.

“O filme fala sobre um casal que há anos vive junto e não tem coragem de se separar e, por isso, contratam uma pessoa para ajudá-los. Eu acredito muito nessa coisa de identificação, acho que o sucesso dos meus filmes tem muito disso e esse retrata o casamento com muito humor e amor”, explicou. O longa, que é um remake de uma produção argentina, ainda está em fase de filmagens e tem estreia marcada para julho do ano que vem.

O desfile de grandes estrelas teve, na sequência, dois dos principais nomes da comédia nacional: o diretor Roberto Santucci e o ator Leandro Hassum. Juntos, eles fizeram o sucesso O Candidato Honesto e, recentemente, finalizaram a terceira parte da franquia Até que a Sorte nos Separe. Como haviam acabado de fechar o longa, eles levaram algumas cenas especiais em vez de um trailer, que ainda não teve tempo de ser feito e será lançado junto a O Último Caçador de Bruxas.

“Além do trailer, iremos disponibilizar todos os cartazes e displays. Esse filme está datado para ter pré-estreias no dia 24 de dezembro e será lançado no dia 31. Eles realmente estão trabalhando muito duro e fazia muito sentido lançar nas férias de janeiro, pois essa é uma marca reconhecida que foi muito bem em televisão, muito bem em VOD, muito bem em cinema e queríamos que ela saísse nessa época. A última fez 4 milhões de espectadores e temos tudo para superar”, afirmou Márcio Fracarolli, presidente da Paris Filmes.

“Quando surgiu a ideia para fazer o Até que a Sorte nos Separe 3 a gente pensou: “será que tem história?”, e a situação do País veio nos ajudar e vimos que tinha história”, brincou Hassum. “Foram momentos de muita correria e luta, mas vai se refletir com muito humor, muita graça e muitos bilhetes também”, completou o comediante.

Pouco depois José Loreto subiu ao lado da produtora Diane Maia para falar sobre José Aldo – Vale Tudo. A executiva destacou que esse será o terceiro lançamento da Paris Produções, que em meados deste ano estreou com Carrossel, o Filme e ainda produziu a nova comédia de Ingrid Guimarães.

“A gente começou com o Carrossel, que fez 2,5 milhões de espectadores, e agradeço vocês pelo apoio. Esse é um produto muito diferente e estou muito feliz de estrear a Paris Produções com três filmes de gêneros distintos. Estamos tentando trazer o público para novas e boas obras, fazendo filmes populares e de bom gosto”, afirmou Maia.

“Amo cinema e eu, nesses meus dez anos de carreira, se tivesse um trabalho que eu gostaria de fazer nesse momento era esse filme, era esse personagem. Me preparei nove meses, mudei minha alimentação, virei um lutador e fui treinar com o Aldo que falou: `se um dia você quiser lutar pra valer você consegue´”, afirmou o ator.

Por fim, Rodrigo Sant´Anna e Roberto Santucci falaram sobre O Suburbano Sortudo, nova comédia da parceria. O longa foi exibido em sua versão não finalizada, pois ainda restam alguns efeitos de pós-produção. “Quisemos fazer um filme sob medida para o Rodrigo, para o público dele”, disse o cineasta. “Esperamos que o filme venha somar ao nosso grupo de campeões”, completou Bruno Weiner.

Fracarolli comentou, em seguida, sobre como o cinema nacional está se desenvolvendo e elogiou a iniciativa do governo de investir na produção de bons roteiros. Segundo ele, atualmente existem mais de 400 histórias sendo produzidas e a tendência é um crescimento da produção e da qualidade do cinema nacional.

“O cinema argentino fez isso há 15 anos atrás e agora colhe os frutos. Atualmente, eles tem histórias melhores que as nossas, mais bem escritas, mas temos esse desafio. O cinema nacional vai ter uma mudança, pois há uma lei federal dizendo que 30% do recurso deverá ser gasto com cinema do Norte e do Nordeste e acho isso bom”, afirmou.

Área internacional

Fracarolli falou sobre a procura de filmes internacionais e, além de exibir o trailer de alguns lançamentos da Paris como Pegando Fogo, explicou que espera continuar surpreendendo os exibidores como fez com O Pequeno Príncipe, que levou mais de 2 milhões de espectadores aos cinemas.

“O mercado independente começa a procurar orçamentos de US 60 e US$ 100 milhões. Essas produções deixam de ser médias para crescer muito mais”, afirmou o executivo.

A empresa falou que gastou seu maior orçamento para a divulgação de Jogos Vorazes, sendo 50% superior ao ano passado. Por conta disso e da data de lançamento, o executivo acredita que o filme tem tudo para ser um sucesso arrebatador no Brasil.

“A gente tomou uma decisão de lançar na quarta-feira e isso só se deve a nossa parceria com vocês [exibidores]. O Brasil será o único país a abrir na quarta-feira, talvez Rússia e França abram nesse dia, mas não full time. O Brasil conseguiu essa credibilidade e teremos tudo para ter um fim de semana longo e de sucesso”, afirmou.

Na mídia exterior, a distribuidora está trabalhando com outdoors e shoppings. Gabriel Gurman, diretor de marketing da Paris, afirmou que qualquer cinema que tiver parceria com esses veículos exteriores pode entrar em contato com a distribuidora para conseguir material de divulgação. “Tudo é dentro de um padrão que temos trabalhado. Peço que falem com a gente sobre o tipo de formato e material e, se for necessário, a gente produz a arte”, afirmou sobre o material, que vai desde aeroportos e estação de trens, até academias e pontos de ônibus.

A campanha para televisão é uma das maiores da distribuidora e, entre as novidades estão não apenas uma inserção em programas como o Jornal Nacional e o Fantástico, mas a divulgação do material diversas vezes no horário mais caro da Rede Globo. “Vamos começar a campanha no dia 1° de novembro e vamos até o final do mês, pelo menos, o que é algo muito grande. Vamos continuar produzindo muito spot”, explicou.

O Fraccaroli afirmou que O Último Caçador de Bruxas também é uma aposta de peso da distribuidora. O longa conta com Vin Diesel, uma estrela reconhecida que somente neste ano já levou mais de 8 milhões de espectadores. A distribuidora percebeu que há um engajamento muito grande por parte dos fãs na parte online da estrela de ação e, além dele, nomes como Elijah Wood, o Frodo de O Senhor dos Anéis, fizeram o filme ficar ainda mais conhecido junto ao público nacional e fazer com que a Paris Filmes mudasse a estratégia de distribuição.

“Estamos aproveitando a oportunidade, pois esse é o nosso trabalho. Se a gente tem uma chance no mercado, a gente vai para o mercado”, explicou. A distribuidora ainda trabalhou com comerciais na televisão aberta e fechada, tudo para divulgar um filme que pode se tornar uma nova franquia.

Para fechar, a distribuidora exibiu a produção estrelada por Vin Diesel aos exibidores presentes.

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