Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Formação

19 Outubro 2015 | Natalí Alencar

Espaço Itaú Augusta realiza curso sobre “Cinema e Literatura

Curso será ministrado em novembro

Compartilhe:

Cinema recebe constantemente cursos para formação em cinema (Foto: Divulgação)

Entre os dias 17 e 19 de novembro, de terça a quinta-feira, o jornalista e critico de cinema José Geraldo Couto ministra o encontro “Cinema e Literatura – Um Diálogo Fecundo, na sala de curso do Espaço Itaú de Cinema Augusta. Cada aula terá duas horas de duração, com início às 20h.

Publicidade fechar X

Conteúdo:

- 1º dia | 17 de novembro: As falsas ideias sobre adaptações literárias ("O livro é sempre melhor", "Só livro ruim gera filme bom", "Adaptação tem que ser fiel ao texto" etc.). O filme como tradução - de uma linguagem a outra, mas também de uma sensibilidade à outra. Exemplos: Morte em Veneza, de Thomas Mann, por Luchino Visconti. Três adaptações de Macbeth de Shakespeare: Orson Welles, Kurosawa, Polanski. Casos de afinidade e atrito entre a obra literária e a cinematográfica: o exemplo de O Processo, de Kafka, por Orson Welles.

- 2º dia | 18 de novembro: O filme como tradução de uma época a outra: os exemplos de Macunaíma de Mário de Andrade por Joaquim Pedro de Andrade, e de De olhos bem fechados, Arthur Schnitzler adaptado por Stanley Kubrick. Literatura-cinema como uma via de mão dupla. Escritores de ficção influenciados pelo cinema. O exemplo de Dashiell Hammett e a versão de O Falcão Maltês por John Huston.

- 3º dia | 19 de novembro: As armadilhas da linguagem narrativa. Dificuldades de adaptar autores que centram sua literatura mais na forma da narração do que naquilo que é narrado: Henry James, Proust, Guimarães Rosa. Duas versões de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis: por Julio Bressane e André Klotzel. A narração em primeira pessoa e a "câmera subjetiva" em A Dama do Lago, de Raymond Chandler, filmado por Robert Montgomery. As "meta-adaptações", ou filmes centrados no próprio processo de transposição de uma obra literária para outro meio, tempo e lugar: César Deve Morrer, de Paolo e Vittorio Taviani, Tio Vânia em Nova York, de Louis Malle, Moscou, de Eduardo Coutinho, Ricardo III - Um ensaio, de Al Pacino, Um romance de geração, de David França Mendes.

Compartilhe:

  • 0 medalha