25 Setembro 2015 | Fábio Gomes
Festival do Rio conta com estreia de produções nacionais e internacionais
Filme de abertura será "Chico - Artista Brasileiro"
Compartilhe:
O Festival do Rio, que será realizado entre os dias 01 e 14 de outubro, contará com a estreia de diversos filmes. A abertura será com Chico – Artista Brasileiro, de Miguel Faria Jr., longa focado em Chico Buarque.
Publicidade fechar X
“É um artista revisitando a sua própria história do ponto de vista da maturidade”, resume o diretor, que em 2005 assinou o documentário sobre Vinicius de Moraes.
Além dele está Campo Grande, produção distribuída pela Imovision, que será exibido na sessão de gala no dia 09 de outubro com presença da diretora e do elenco.
Essa será a primeira exibição do filme no Brasil. O longa já teve sua estreia na 40° Festival de Toronto, exibido na sessão Cinema Contemporâneo Mundial, e conta em seu elenco Carla Ribas, vencedora do prêmio de Melhor Atriz no Festival do Rio de 2007.
Outro longa programado para o Festival é A Floresta que Se Move, produção de Vinícius Coimbra. Com Ana Paula Arosio no elenco e levemente baseado em MacBeth, obra de William Shakespeare, o filme tem exibição entre os dias 10 e 11 de outubro.
A Paramount confirmou presença com Anomalisa, longa que foi exibido no Festival de Veneza, onde ganhou o Grande Prêmio do Júri e pelo Toronto International Film Festival. A animação conta com sessões nos dias 10, 12 e 14 de outubro e tem Charlie Kaufman no roteiro e direção.
A AIC – Academia Internacional de Cinema – também terá produções participando do evento. Na mostra competitiva de curtas está Marrocos, das ex-alunas Andrea Nero e Iajima Silena. O filme é sobre o Cine Marrocos, que hoje é ocupado por cerca de 500 famílias organizadas em torno de um movimento social pela habitação.
“Entrar em tantos festivais como o festival de Vitória, Internacional do Rio, Campinas, Curta Canoas e agora também no Curta Rio é algo inimaginável. É muito emocionante ver um sonho se materializando”, afirma Andrea.
Na mostra Novos Rumos estão os filmes Imóvel, de Isaac Pipano, e Outubro Acabou, de Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes. “O Outubro Acabou estreou no festival de Tiradentes, onde ganhou o prêmio de melhor filme pelo Canal Brasil e depois disso já rodou por mais de 10 festivais, e agora fará a sua estreia carioca no festival do Rio”, conta Karen.
Compartilhe:
- 0 medalha