14 Setembro 2015 | Janaina Pereira
Netflix agita o mercado de cinema em Veneza
"Beasts of No Nation" foi o primeiro filme produzido pela empresa a concorrer em um festival de cinema
Compartilhe:
A Netflix (serviço de streaming de vídeo) foi um dos principais temas de mercado na 72ª edição do Festival de Veneza, que terminou no último sábado, dia 12. Beasts of No Nation, dirigido pelo norte-americano Cary Fukunaga (responsável pela primeira temporada da série de TV True Detective), foi o primeiro filme produzido pela empresa a concorrer em um festival de cinema. O fato, além de causar um alvoroço entre os exibidores, trouxe uma nova realidade ao mercado: o filme será lançado simultaneamente pela web e nos cinemas, no dia 14 de outubro, nos Estados Unidos.
Publicidade fechar X
A novidade causou alguns constrangimentos entre distribuidoras e exibidores. Tradicionais redes americanas decidiram não exibir o filme, entre elas AMC, Regal, Cinemark e Carmike, segundo informações do portal da revista Variety. O longa, um drama sobre um menino que se torna soldado em uma guerra num país africano não identificado, fez bastante sucesso em Veneza, ganhando inclusive o prêmio Marcello Mastroiani de ator revelação para seu protagonista, Abraham Attah.
Em comunicado oficial, a Netflix afirmou que o filme terá exibições especiais em "cinemas selecionados" para avaliação da Academia, visando indicações ao Oscar, no fim deste ano. Em entrevista coletiva durante o Festival, o diretor Cary Fukunaga disse que não pode julgar a forma como os expectadores vão assistir ao seu filme. “Isso foge do meu controle”, disse, resignado, acrescentando, porém, que a Netflix não interferiu no roteiro.
Para o crítico de cinema Arthur Muller, o mercado vai ter que adaptar a essa nova realidade. “Veneza abriu as portas para um novo formato de distribuição e logo estaremos discutindo isso como algo natural. Então acredito que esse seja o primeiro passo para os exibidores repensarem o caminho que vão tomar a partir de agora”, disse.
Mas nem só de polêmica viveu o Festival de Veneza. Ao longo de onze dias, a cidade italiana também viu muitos filmes e estrelas agitarem seu tapete vermelho. Um dos destaques foi Miuccia Prada, que celebrou com um jantar especial a estreia do décimo curta do Miu Miu Women’s Tale, Les 3 Boutons, dirigido por Agnès Varda. A diretora foi homenageada no evento. O nono curta da série, De Djess, também foi apresentado.
O jantar, que aconteceu no Ca´Corner De La Regina, contou com a presença da cineasta e ainda nomes como as atrizes Alice Rohrwacher (Coppa Volpi de melhor atriz ano passado em Veneza), Alba Rohrwacher (premiada ano passado em Cannes), Stacy Martin, Whitney Cummings, Julia Garner, Hailee Steinfeld, Dakota Johnson, o ator Joel Edgerton, os diretores Laurent Cantet, Alfonso Cuarón (que presidiu o juri em Veneza esse ano), Saverio Costanzo, Gabriele Salvatores, entre outras personalidades do cinema.
Leia mais sobre o Festival de Veneza: Brasil vence na Mostra Horizonte do Festival de Veneza e mercado reage de forma positiva
Compartilhe:
- 0 medalha