31 Agosto 2015 | Fábio Gomes
Porto Alegre Film Commission é criada no Sul
Evento para criação contou com adesão de 24 empresas
Compartilhe:
Foi assinado em Porto Alegre o Termo de Cooperação Técnica para a criação da Porto Alegre Film Commission, durante o seminário de estruturação da entidade. O evento contou com a adesão de 24 empresas dos setores audiovisual, turismo, comércio e serviços do Rio Grande do Sul.
Publicidade fechar X
O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), que reuniu como palestrantes o diretor brasileiro de cinema e de televisão Jayme Monjardim, o presidente da Rede Brasileira de Film Commissions (Rebrafic) e da Rio Commission, Steve Solot, e a secretária de Turismo de Garibaldi e representante da Garibaldi Film Commission, Ivane Fávero.
O público do evento, formado por representantes de entidades e profissionais do turismo e do setor audiovisual gaúcho, ouviu de cada palestrante suas experiências na organização e operação de film commissions e a importância de seu apoio para as produtoras. “Esse é mais um passo na estruturação dessa ferramenta que é fundamental para Porto Alegre fortalecer o setor audiovisual local e como resultado promover a cidade como destino turístico”, disse o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, que coordenou o evento.
Steve Solot explicou a importância das film commisions, que ajudam a atrair produções audiovisuais, pois têm como finalidade facilitar a liberação de autorizações junto a órgãos governamentais e outros setores para filmagens.
“Elas são um motor de desenvolvimento e revitalização econômica local e de promoção do turismo das cidades”, explicou Solot. Nos EUA, por exemplo, ele destacou que filmagens de uma produção cinematográfica geram em locações algo em torno de US$ 200 mil por dia, em média.
Luiz Fernando Moraes afirmou, ainda, que o Conselho Consultivo da Porto Alegre Film Commission será composto pela entidades parceiras. “Estamos determinados a colocar de pé esta organização o mais cedo possível, e com o apoio do setor audiovisual, dos trades turísticos e dos órgãos autorizativos isso deverá ocorrer em breve”, ressaltou. Entre os próximos passos está a organização de um banco de dados com um guia de serviços da cidade, a definição do formato de operação da film commission, do regramento e formas de apoio e de incentivos às produções.
Compartilhe:
- 0 medalha