26 Agosto 2015 | Fábio Gomes
Após carreira internacional, "Que Horas Ela Volta?" estreia no Brasil
Longa tenta alcançar público heterogêneo, explica produtor
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Um dos filmes brasileiros mais premiados dos últimos anos, Que Horas Ela Volta? entra em cartaz nos cinemas do país amanhã (27). Comercializado em mais de vinte países e considerado pela crítica especializada americana e mundial como um dos favoritos a uma indicação ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar, a produção tem conseguido um grande apelo mundial.
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”Trata-se de uma história clássica de família, com conteúdo social e uma dose de emoção e de humor que parece encantar todas as plateias. Além disso, trata-se de um filme político e libertário para gerar muitos insights e discussões”, afirma a diretora Anna Muylaert ao Portal Exibidor.
Para o produtor Fabiano Gullane, o filme ter conseguido esse destaque internacional foi uma grande vitória não só para o drama, mas também para todo o cinema brasileiro em geral. “É realmente uma vitória que nosso filme tenha chegado tão forte a mercados importantes como a França, Itália, Inglaterra, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, entre outros países. Mais incrível do que apenas ser distribuído, estamos construindo uma carreira de sucesso nesses países. Temos sido bem recebidos pelo espectador em todo o mundo e isso mostra o quanto o filme dialoga com todos os públicos e tem força para brigar por posições de ponta em mercados maduros que não consomem o cinema brasileiro com tanta frequência”.
O longa teve destaque em festivais importantes do mundo. Em Sundance, Regina Casé e Camila Márdila ganharam o prêmio de melhores atrizes e em seguida o longa participou do Festival de Berlim, no qual venceu o prêmio pela votação do público. Atualmente, ele está em cartaz nos EUA e, agora, a atenção é completa para distribuição no Brasil, onde a Gullane distribui o filme em parceria com a Globo Filmes e a Pandora Filmes.
”Vamos fazer um lançamento médio-grande com até 100 cópias e contamos com um apoio enorme da Globo Filmes. Já temos quase 10 programas na TV Globo agendados para nosso elenco, além de um número bastante expressivo de chamadas comerciais de 30 segundos na programação da TV. Já estamos distribuindo aos exibidores entre 200 e 300 trailers do filme, acompanhados de cartazes (impressos e eletrônicos) e 100 banners para os pontos de venda. E temos um valor expressivo investido em mídia digital, mídia tradicional e nas ações promocionais com o filme”, explica o produtor.
O longa se passa na cidade de São Paulo e acompanha a trajetória de Val, que deixa sua filha pequena no interior de Pernambuco para tentar ganhar a vida na cidade grande. Após 13 anos como babá do menino Fabinho, Val convive com a culpa de não ter participado da criação da filha. Em busca de condições melhores de estudo, Jéssica, a filha de Val, resolve ir ao encontro da mãe. Esse reencontro fará com que Val precise encontrar um novo equilíbrio na sua vida.
"Buscamos um público heterogêneo para esse filme. Esse público, homens e mulheres, padrão A e B e com idades variadas, e que já tem o costume de ir ao cinema, vai com certeza ser nosso principal foco. Além disso, queremos muito buscar o público brasileiro que tem lotado as comédias nacionais, a Regina é uma grande estrela e o filme tem um tom bastante divertido e que faz as pessoas saírem do cinema com uma sensação boa de diversão e de reflexão. E confesso, que temos um enorme desejo, que é alcançar também um público mais amplo (das classes C e D) que certamente vão se identificar com a história e a personagem da Regina Casé”, completa Fabiano Gullane.
Por fim, o produtor faz um pedido especial para o donos de cinema ao redor do País. “Aproveito o espaço para reafirmar aos exibidores a importância de termos nossos materiais bem expostos e nossos trailers bem exibidos no circuito comercial. Isso faz toda diferença para a carreira desse tipo de filme”, finalizou.
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