26 Agosto 2015 | Fábio Gomes
Empresas comentam segunda análise de projetores da Revista Exibidor
Matéria foi capa da última edição
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A última edição da Revista Exibidor contou como capa a 2ª Pesquisa de Projetores Digitais, na qual exibidores de todo o país avaliaram os equipamentos das três principais fabricantes – Barco, Christie e NEC – e os serviços prestados com os exibidores.
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Após a divulgação, o Portal Exibidor entrou em contato com as empresas mais uma vez para entender como foi o feedback de cada uma. Contudo, vale ressaltar uma errata por parte da revista: na área de consumo de energia dos projetores da Barco foi informado um valor da parte elétrica, não da parte de potência.
Ou seja, os projetores da série S no pior caso terão consumo de 3200W, com lâmpada de maior potência e em modo operação. No pior caso os projetores da série C terão um consumo de 5200W, com lâmpada de maior potência e em modo operação. E os projetores da série B (excluindo o 32B que trabalha em trifásico) terão consumo de 6000W, com lâmpada de maior potência e em modo operação.
Vale ressaltar que mesmo com estas correções, a nota da Barco continuaria a mesma.
Já a NEC esclarece que houve um equívoco por parte da companhia no envio de informações referente à quantidade de lumens do NC3240, que é de 33 mil e não de 18.300 como havia sido informado.
Ao mesmo tempo, a empresa justificou sua nota baixa em alguns quesitos a antigos exibidores, que compraram seu equipamento por outras companhias. “Vários exibidores têm esses equipamentos há cinco, seis anos. Tivemos alguns problemas com alguns exibidores, que achavam que a NEC era responsável por todos os problemas desses equipamentos, que estavam fora de garantia e que pelo nosso controle não estavam nem no Brasil, estavam em outros países. Tentamos oferecer uma garantia adicional, mas não quiseram e isso gerou um certo desconforto e irritabilidade. Acredito que isso pesou muito”, afirma Márcio Lustosa, gerente de negócios da área de Cinema Digital da NEC no Brasil.
O executivo, porém, admitiu que ficou satisfeito ao ver a nota positiva no quesito de revenda. "Com relação a análise de revenda fiquei surpreso, pois é algo que estamos desenvolvendo agora. Fiquei surpreso por ter um efeito tão rápido", explica.
A Christie, por sua vez, acrescentou que conta com um novo centro de treinamentos em São Paulo, onde possui não apenas projetores em display, mas também com diversos modelos de equipamentos para DigitalSignage e Audio. “Além de treinamentos no nosso novo centro, podemos realizar treinamentos específicos para parceiros na fábrica Kitchener (Canadá) e em Cypress (USA)”, diz Ricardo LaPorta, gerente comercial para cinema da Christie no Brasil.
Ricardo Ferrari, sales manager da Barco para América Latina, ressaltou a importância da pesquisa para que a empresa entenda o mercado de exibição. “Conseguimos enxergar possíveis falhas que temos e podemos trabalhar para corrigí-las. Para nós é um feedback extremamente importante, nos sentimos honrados em saber que vencemos pelo segundo biênio consecutivo, mas sabemos da dificuldade em manter isso”, afirma.
Por fim, o executivo fez questão de agradecer a publicação por ajudar a empresa a entender o mercado. "É um trabalho fundamental, isso mostra que todos os exibidores estão engajados nessa pesquisa e cobrando resultado, isso é o mais importante. Isso dá o balizamento", completa Ferrari.
Houve algumas ressalvas com relação aos equipamentos sugeridos pelas empresas. Em alguns casos, empresas reclamaram que o equipamento indicado não era compatível com o tamanho de tela mencionado. Ou seja o equipamento ganhava em qualidades técnicas, porém perdia se fosse avaliado o preço para aquisição, por exemplo.
Não deixe de rever a matéria deste ano e compare com a feita anteriormente.
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