Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / BH

25 Agosto 2015 | Natalí Alencar

INDIE comemora 15 anos com 65 filmes na programação

Produções, de 21 países, serão exibidas entre 3 e 9 de setembro

Compartilhe:

(Foto: INDIE 2015)

O festival INDIE criado em Belo Horizonte, em 2001, celebra sua 15ª edição de 3 a 9 de setembro, com 65 filmes, de 21 países, e entrada franca. Participam da programação os cinemas Belas Artes, Cine Humberto Mauro e SESC Palladium.

Publicidade fechar X

O Indie 2015 tem patrocínio da Petrobras e Hospital Mater Dei e é realizado por meio dos benefícios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, e tem parceria do SESC MG.

O cinema contemporâneo está na Mostra Mundial que traz filmes de novos diretores, cineastas renomados e muitos lançamentos. O programa exibirá 25 filmes (23 fazem estreia nacional em BH), de 16 países, entre os muitos destaques, direto do Festival de Cannes: Cemitério do esplendor novo filme de Apichatpong Weerasethakul, e o romeno O Tesouro de Corneliu Porumboiu. Outro destaque, uma homenagem a uma lenda, lançada no ano do centenário de seu nascimento, Eu sou Ingrid Bergman de Stig Bjorkman.

A Mostra Mundial traz ainda dois filmes da Estônia: Na Ventania de Martti Helde e Paisagem com Várias Luas de Jaan Toomik; do cinema japonês, sempre presente no Indie, os filmes de Sogo Ishii (É isso), Nobuhiro Yamashita (La la la at Rock Bottom) e o documentário de Erik Shirai (O Nascimento do Saquê). Do cinema americano, o Indie exibe Tangerine de Sean Baker, lançado no Sundance e filmado com a câmera de um iPhone 5s; e ainda Para Sempre no Espaço de Greg W. Locke realizado com inacreditáveis 800 dólares; vale ainda ver Jason Schwartzman em Sete irmãos chineses de Bob Byington. A Mostra Mundial exibe também filmes dos consagrados Jem Cohen, Alain Cavalier, Hong Sang-Soo, Larry Clark, Peter Van Houten e Wang Bing.

A programação do INDIE em Belo Horizonte apresenta ainda dois programas dedicados ao cinema brasileiro. O Indie Brasil exibe seis filmes do cinema contemporâneo nacional: Asco, estreia do paulista Ale Paschoalini; A Loucura Entre Nós, documentário da baiana Fernanda Vareille; My name is now, Elza Soares, da mineira Elizabete Martins Campos; O Signo das Tetas, o segundo filme da trilogia concebida por Frederico Machado; Sermão dos Peixes, um documentário pessoal do diretor Cristiano Burlan; e Trago seu Amor, uma ficção de Dellani Lima. Todos os diretores estarão presentes nas sessões de seus filmes e farão um bate-papo com o público após a exibição.

O Indie 2015 depois segue para São Paulo, cidade que recebe o festival há nove anos, onde será realizado entre 16 e 30 de setembro, exclusivamente no CineSesc.

Compartilhe:

  • 0 medalha