Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Tecnologia

21 Agosto 2015 | Natalí Alencar

Maioria dos funcionários usa WhatsApp no horário de trabalho

Pesquisa aponta como o aplicativo é usado e o perfil dos usuários no ambiente profissional

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Um levantamento sobre o uso do WhatsApp no ambiente de trabalho divulgado nesta semana – durante o seminário WhatsApp – Trabalho e a Comunicação Corporativa, realizado pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) - revelou que 95,6% de  1.194 pessoas que responderam ao questionário da pesquisa, usam o celular no horário de trabalho. A maioria dos aparelhos (83,8%) é particular, sendo que 29,6% usam o aplicativo de 1 a 3 horas por dia e 54% o utilizam na mesma intensidade que as outras funcionalidades do smartphone – e-mail, telefone, agenda e câmera.

Publicidade fechar X

Um dado interessante é que o uso do WhatsApp causou uma redução de ligações telefônicas (77,7%) e de SMS (72,6%). Porém, o uso do e-mail e do Facebook não foi alterado em decorrência da utilização do aplicativo (para 50,4% e 54,8%), respectivamente.

Em relação às empresas, apenas 23,5% já realizaram algum tipo de orientação aos seus empregados quanto ao uso do WhatsApp para fins profissionais. Deste grupo, 57,5% são micro e pequenas empresas (até 99 empregados), sendo que apenas 26% são de grande porte (acima de 500 empregados).

A pesquisa é assinada pelos professores especializados na comunicação com empregados, Thatiana Cappellano e Bruno Carramenha, da FAAP, e Viviane Mansi, da Fundação Cásper Líbero. Segundo os autores, trata-se de uma reflexão sobre o atual uso do aplicativo no ambiente organizacional, fazendo parte de um exercício maior de entendimento do campo da comunicação interna, que tem ganhado relevância e contornos cada vez mais estratégicos nas organizações.

“O empregado é (e sempre foi) cidadão do mundo e, hoje, imerso na vasta dinâmica cultural contemporânea, torna-se um público-múltiplo que ocupa diversos papéis na rede de stakeholders de uma organização”, destaca a professora Thatiana, do curso de pós-graduação em Comunicação Interna da FAAP. Para ela, é importante observar de que forma a tecnologia amplifica e adensa a relação empregador-empregado e, consequentemente, a comunicação entre eles.

Compartilhe:

  • 0 medalha