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21 Agosto 2015 | Fábio Gomes

Filmes com histórias originais atraem menos público

Levantamento foi realizado por Stephen Follows  

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"Avatar" é um dos destaques da última década (Foto: Fox Film)

De acordo com um levantamento realizado pelo roteirista Stephen Follows divulgado pela Folha de São Paulo, novas histórias não atraem mais o público como antigamente, que prefere assistir versões, remakes ou continuações de narrativas conhecidas. 

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Follows analisou os últimos lançamentos entre 2005 e 2015 e classificou como história original filmes que não são adaptações de textos teatrais, livros ou séries de TV, não são sequências, remakes ou histórias que se passam antes do longa original.

”Aos escolher um material existente, você é capaz de entender melhor o potencial comercial do longa antes mesmo de filmar um único frame. Em contraste, uma produção ‘totalmente original’ não permite esse planejamento até que o longa encontre seu público nos cinemas”, escreve o britânico em seu blog.  

O reflexo disso é que apenas duas produções das maiores bilheterias deste ano são originais e ambas são animações: Divertida Mente e Cada Um na Sua Casa.  Na última década, apenas seis filmes se destacaram na bilheteria sendo totalmente originais. Avatar, Up – Altas Aventuras, Carros, A Origem, Se Beber, Não Case e Gravidade.

A publicação também falou sobre a mudança na estratégia de lançamento dos longas. De acordo com a Variety, antigamente os filmes ficavam meses em cartaz e conseguiam no mínimo igualar seu preço de produção. Atualmente, eles estreiam em diversas salas de uma só vez e ficam apenas algumas semanas em exibição – o que limita a chance do público descobrí-lo mais tardiamente.

O medo de investir em filmes originais é tão grande que, segundo o britânico, produções baseadas em um material existente contam com um orçamento em média de U$ 70,8 milhões, enquanto filmes originais tem US$ 46 milhões.

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