20 Agosto 2015 | Fábio Gomes
AIC recebe Semana de Cinema e Mercado
Evento foi realizado entre os dias 03 e 06 de agosto
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Entre os dias 03 e 06 de agosto, a Academia Internacional de Cinema (AIC) realizou mais uma Semana de Cinema e Mercado, com quatro dias de palestras gratuitas e abertas ao público sobre tendências de televisão, financiamento coletivo, comercialização, festivais e distribuição.
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A abertura foi realizada por Carla Domingues, coordenadora de aquisição de conteúdo do Canal Brasil. Ela falou sobre tendências do mercado nacional de televisão e ressaltou a importância de conhecer bem um canal e seus consumidores antes de apresentar projetos e tentar vender conteúdo. “É preciso estar atendo a linguagem do que é oferecido, verificar se existe linearidade e leveza, se os títulos são auto explicativos, se existe proximidade dos conteúdos com quem assiste e se o formato é inovador, já tive casos de pessoas me oferecendo programas iguais aos que o Canal Brasil já veicula”, explicou.
Renata Almeida, diretora da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, falou sobre a importância do cinema e como ele nunca deixará de existir apesar do surgimento de novas tecnologias. “Hoje o filme fica algumas semanas no cinema e em seguida é lançado nos canais de VOD. A tendência é que no futuro seja lançado no cinema e nas plataformas. Esse é o jeito de alcançar mais pessoas. Hoje, alguns filmes são feitos especificamente para essas outras janelas, nem vão para o cinema, são diretamente na TV ou no Netflix. Mas, a sala de cinema nunca vai deixar de existir, pois somos seres sociais, gostamos de gente, do sentimento de pertencimento”, disse.
Marco Aurélio Marcondes, distribuidor independente e responsável pela coordenação do lançamento de Tropa de Elite 2, explicou que para entrar no mercado de distribuição de filmes é necessário uma paixão muito grande por cinema. Além dele, Rodrigo Maia, um dos fundadores do Cartase – a maior plataforma de financiamento coletivo do Brasil – falou sobre diferentes alternativas de financiamento.
Para dar certo é preciso estabelecer relações humanas, de afeto. Os projetos de maior sucesso são daquelas pessoas que se envolvem com os outros, que humanizam os processos, que mostram sua paixão pela causa, que se fazem presente. Mesmo depois de conseguir o patrocínio, não se pode deixar os apoiadores num abismo de comunicação, tem que tratar os apoiadores com respeito, cumprir com as recompensas e prazos”, explicou Rodrigo.
Por fim, Zico Góes, diretor de conteúdo da Fox International Channels do Brasil e ex-diretor de programação e conteúdo da MTV Brasil, falou sobre sua experiência no mercado de televisão e defendeu que a tendência tem a ver com repetições da mesma ideia de maneiras diferentes.
Basicamente o que eu vejo hoje na TV é uma repetição. Você precisa ter certeza que alguma coisa vai funcionar. O mercado de entretenimento é de risco, não tem formula, não é refrigerante. É a indústria do risco. Então, você repete a fórmula do sucesso. Às vezes alguns se arriscam a trazer alguma coisa nova, naturalmente, alguém vem atrás e copia. Comédia com auditório, por exemplo, parece ser uma tendência. Programas de gastronomia também. Qualquer canal hoje tem que ter um programa de gastronomia”, finalizou.
Veja a galeria do evento.
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