14 Agosto 2015 | Natalí Alencar
ABPITV lança o Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros
Entidade tem a missão de cuidar dos programas de capacitação, pesquisa de mercado e acordos de cooperação
Compartilhe:
A Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV) anunciou a criação do Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB).
Publicidade fechar X
Segundo o presidente da Associação, Marco Altberg, ao longo de seus 16 anos, a ABPITV tem promovido diversas ações de capacitação, inclusive fora do eixo Rio-São Paulo, em virtude da descentralização da produção independente e da necessidade de desenvolver outras regiões do país.
Com lançamento do RioContentMarket, em 2011, maior evento de conteúdo audiovisual da América Latina, promovido pela ABPITV, a demanda por capacitação cresceu exponencialmente. “Diante dessa nova realidade, o Conselho Federal da ABPITV entendeu que era chegada a hora de criar uma entidade ligada à associação inteiramente dedicada a absorver os programas de capacitação, as pesquisas de mercado e os acordos de cooperação com outros institutos no mundo”, explica.
O diretor executivo da ABPITV e do ICAB, Mauro Garcia, acrescenta: "O instituto surge para assumir gradativamente as atividades de capacitação, de fóruns de discussão e reflexão sobre produção e distribuição e consumo de conteúdo audiovisual nas mais diferentes telas. Já no lançamento do site do Instituto iniciamos uma biblioteca de artigos, teses, publicações e pesquisas sobre audiovisual e economia criativa no Brasil e junto a parceiros internacionais. A ideia é que esses conteúdos possam se tornar uma referência para pesquisas de profissionais e estudantes de comunicação e audiovisual em geral".
Uma de suas primeiras iniciativas será o lançamento de uma extensa pesquisa sobre a história da produção independente no Brasil, coordenada pelo jornalista e diretor Gabriel Priolli.
Compartilhe:
- 0 medalha