14 Agosto 2015 | Fábio Gomes
Cineastas utilizam a internet para divulgar "A Viagem de Yoani"
Longa foi disponibilizado gratuitamente no site UOL
Compartilhe:
A internet tem sido um veículo de grande importância para cineastas divulgarem seus trabalhos que, muitas vezes, não ganham tanto espaço dentro das salas de cinema. Um exemplo desse caso é A Viagem de Yoani, longa que conta a história da blogueira Yoani Sánchez e registra sua visita ao Brasil.
Publicidade fechar X
A produção da Sala 12 Filmes, dos mesmo produtores de Cidade Cinza, entrou no circuito comercial dia 23 de abril e os diretores e produtores do longa juntamente com a distribuidora Elo Company optaram por disponibilizar o filme integralmente e gratuitamente no portal UOL, onde ele ficou disponível até o dia 06 de agosto.
”Atualmente as pessoas estão perdendo o costume de irem atrás do conteúdo, elas estão acostumadas ao conteúdo simplesmente aparecer em seu feed como um passe de mágica, endossado, curtido, indicado por um amigo ou por algum tipo de instituição. Mais e mais, o conteúdo ou versões dele estão disponíveis para TV, celular, Facebook, etc. Obviamente para nós, que somos cineastas, a relação com a sala de cinema é sagrada. Mas os filmes têm que ser vistos, e as redes sociais estão aí para provar que existem pessoas ativamente interessadas em conteúdos alternativos”, afirmaram ao Portal Exibidor Raphael Bottino, Marcelo Mesquita e Peppe Siffredi.
Os diretores explicaram que o longa foi disponibilizado pela primeira vez online no aniversário da Revolução Cubana, o 1°desde a reaproximação entre Cuba e os EUA, o que fez com que a produção fosse vista por vários internautas e tivesse um grande alcance.
Depois disso, a estratégia do filme foi realizada em parceria com outros canais do UOL, como Facebook e twitter, que replicaram notícias e trechos do filme. “Este também é um fato a ser ressaltado, fechamos parcerias com páginas maiores que a nossa, que têm pertinência ao público interessado no debate político, para aumentar o alcance dos nossos posts e desta forma ajudar o UOL a estimular os internautas a assistirem ao filme”, explicaram. Agora, o filme pode ser baixado no site iTunes.
Além da internet, os diretores se utilizaram de exibições em faculdades e ONGs para, assim, criar um volume maior de pessoas falando sobre o filme, fomentando o debate da polarização ideológica atual. “Tínhamos em mãos um curioso diagnóstico: apesar do tema política estar em alta, a personagem Yoani atraía muitos fanáticos pró e contra ela e o filme ficava em segundo plano na discussão em meio a um tiroteio ideológico. Então, decidimos mostrar o filme pontualmente na USP, PUC, Mackenzie, no Matilha Cultural, no MIS, e convidamos pessoas dos movimentos de internet de direita, de partidos de esquerda, jornalistas, especialistas em relações internacionais, para debater o tema do filme após as exibições”, explicam.
Confira um bate-bola com os diretores:
Houve parceria com cinemas?
Desde o Cidade Cinza, nosso longa anterior, trabalhamos com uma empresa de mobilização social, a Taturana Mobi. Elas identificam o DNA do filme, montam um plano de ação e articulam tanto as exibições quanto os debatedores. Mas parceria com o cinemas sempre há. No nosso caso, ambos os filmes foram prioritariamente exibidos no circuito alternativo, que hoje tem uma boa amplitude, e o Adhemar de Oliveira e a sua equipe nos ajudaram muito ao longo das semanas em cartaz - ele havia visto A Viagem de Yoani na Mostra de SP e foi um dos distribuidores do Cidade Cinza, que era da Espaço Filmes com a O2 Play.
Os cineclubes podem ajudar na divulgação de filmes como este?
Fizemos algumas exibições em cineclubes pelo país, das quais participamos de debates após o filme via Skype, que foram muito interessantes. Acho que os cineclubes são mais uma porta importante para os filmes independentes, pois são um público mais especializado, mais bem formado, declaradamente amantes de cinema, que normalmente não fazem distinções de gênero - ficção, documentário, animação.
Qual o tipo de público deste filme?
Essa é uma pergunta interessante. Acho que o público de internet é diferente do público de cinema, no caso deste filme. O de cinema é mais velho, habituado ao documentário, o clássico público de documentário. Já o da internet é mais jovem e está mais interessado no tema em si e em dar a própria opinião do que na matéria documentário. A linguagem dos nossos filmes invariavelmente puxa para o pop. Ambos os filmes, o Cidade Cinza e A Viagem de Yoani, tem uma trilha sonora marcante, contam com muita computação gráfica, uma montagem rápida, câmeras vivas, mas acho que estes não são fatores determinantes para atrair o público mais jovem e sim o tema do filme, o personagem principal, o local de exibição e o preço.
Compartilhe:
- 0 medalha