12 Agosto 2015 | Fábio Gomes
Diretor lança média sobre Oscar Niemeyer e conta com festivais para divulgação
Formato tem pouco espaço nos cinemas do país, diz diretor
Compartilhe:
Um dos mercados mais restritos dentro da cinematografia nacional é o de média-metragens. Enquanto diversos festivais são voltados aos curtas e aos longas, o formato perdeu espaço e são poucos que se arriscam a fazer um filme nesse estilo.
Publicidade fechar X
Oscar Niemeyer: A Luta É Longa, de Bernardo Pinheiro Mota, é um documentário que nasceu para ser um pequeno vídeo, mas se tornou um média metragem. “Fui convidado pela Fundação Château La Coste, da França. A ideia era um pequeno depoimento pois iriam abrir um pavilhão em homenagem a ele. Mas fui gostando da ideia e fomos construindo esse filme”, afirmou Pinheiro ao Portal Exibidor.
A obra acompanhou os últimos anos do famoso arquiteto e, mesmo sabendo que os médias não contam com muito espaço nos cinemas, o diretor decidiu manter o formato. “A opção foi de ritmo mesmo, uma coisa autoral. Como é um documentário de entrevistas, não tínhamos fôlego para ser um longa. Ele não tem uma forma de documentário para cinema, ficou com uma cara mais para televisão”, explicou.
O cineasta explica que mesmo com pouco espaço nas salas de cinema, o média ainda encontrou seu lugar em festivais e será exibido para um público especializado em arquitetura. “Estamos fazendo uma agenda de distribuição com eventos e algumas escolas de arquitetura. Então, vamos tentar fazer parceria com escolas de arte e salas de cinema que tenham relação com o cinema nacional e de arte”, completou.
A primeira exibição foi realizada no Festival Arte Leblon, que foi realizado entre os dias 17 e 26 de julho, no Rio de Janeiro em comemoração aos 450 anos da cidade e 96 anos do bairro. Agora, a produção viaja para outros lugares do mundo graças a mostras e festivais e prevê uma distribuição diferente, fora das salas de cinema.
”Temos uma exibição marcada para o Festival de Lisboa, em Portugal, que será realizado entre os dias 01 e 04 de outubro. Futuramente, estamos prevendo o lançamento em televisão e VOD, além de continuar trabalhando no campo de escolas, bienais e instituições voltadas a arquitetura”, finalizou.
Compartilhe:
- 0 medalha