07 Agosto 2015 | Fábio Gomes
26° Festival Internacional de Curtas de SP exibirá cerca de 350 filmes
Evento será realizado entre os dais 19 e 30 de agosto
Compartilhe:
O Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo anunciou a programação de sua 26ª edição, que exibirá gratuitamente cerca de 350 filmes, de 52 países, em diversas salas de cinema e nas ruas da capital entre 19 e 30 de agosto.
Publicidade fechar X
A programação será realizada em diversas salas de cinema – MIS, CineSesc, Cinemateca, Espaço Itaú Augusta, Centro Cultural São Paulo, Cine Olido, Cinusp e espaços do Circuito Municipal de Cultura – e, neste ano, também nas ruas da capital paulista.
O tema de 2015, a mobilidade urbana, será discutido em quatro programas: “Vélo”, uma seleção de Clermont-Ferrand que revela o lado libertador da bicicleta, “Mobilidade Humana”, com aventuras vividas em diferentes trajetos, e duas mostras curadas pelos realizadores do curta E, Carro - um Trajeto e Personagens em Deslocamento.
“A pluralidade de olhares apresentada nesta seleção de filmes nos leva a concluir que tamanha diversidade não poderia estar sediada em um local mais propício do que a cidade de São Paulo, essa metrópole múltipla, com seus milhões de habitantes vindos de todos os cantos do país e do mundo”, afirma Zita Carvalhosa, diretora do festival.
A Mostra Internacional faz uma grande volta ao mundo, exibindo 60 curtas – escolhidos entre 2700 inscritos para esta seção –, vindos de 40 países, num recorde de abrangência.
Além de títulos de países como França, Estados Unidos e Reino Unido, há obras produzidas em nações de pouca tradição cinematográfica, como Ucrânia, Quirquistão e também a Malásia, que nunca havia participado do Festival.
“Essa visão privilegiada que o festival oferece é realmente uma grande oportunidade de se tentar decifrar um pouco melhor o momento atual da vida no mundo”, diz Zita Carvalhosa.
Com 26 curtas de 11 países latino-americanos, a Mostra Latina destacam-se a animação mexicana Zimbo, que faz uma homenagem a brinquedos antigos e foi ganhadora do Festival de Guadalara, e o chileno Loucas Perdidas, que recebeu o Queer Palm em Cannes ao retratar a vida de um adolescente gay no Chile conservador dos anos 1990.
Além delas ainda haverá a Mostra Brasil, que traz 51 filmes de 15 estados brasileiros; o Panorama Paulista, que reúne 29 curtas de múltiplos temas e formatos oriundos de São Paulo; e Cinema em Curso Petrobras, com 20 filmes produzidos em 13 diferentes cursos de graduação em cinema e audiovisual espalhados pelo Brasil.
Para fechar, eventos especiais estão marcados como uma mostra de fotofilmes, um programa que comemora 50 anos da escola argentina ENERC, com obras de ex-alunos como Fabián Bielinsky (Nove Rainhas) e curtas da grife Miu Miu dirigidos por realizadoras como Lucrecia Martel e Miranda July.
Compartilhe:
- 0 medalha