Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Mudança

14 Julho 2015 | Fábio Gomes

Paramount fecha acordo inédito com redes de cinema para diminuir janela de lançamento

Empresa lançará filmes em VOD, DVD e Blu-Ray apenas duas semanas após a estreia no cinema

Compartilhe:

"Atividade Paranormal 5: Dimensão Fantasma" (foto) e "Scouts Guide to the Zombie Apocalypse" terão janela de lançamento diferenciada (Foto: Paramount Pictures)

A diminuição da janela de lançamento de um filme no cinema e de home viewing diminui a cada dia e, agora, um acordo da Paramount com duas grandes redes da América do Norte pode deixá-la ainda menor e ainda beneficiar os exibidores.

Publicidade fechar X

Segundo o The Wall Street Journal, o estúdio e as redes AMC e a Cineplex chegaram a uma parceria para o lançamento em outubro de dois filmes de terror de baixo orçamento da ParamountAtividade Paranormal 5: Dimensão Fantasma Scouts Guide to the Zombie Apocalypse.  

O acordo visa o lançamento em home viewing assim que os filmes estiverem passando em 300 telas ou menos. A expectativa do estúdio é que a exibição dure pouco mais de duas semanas exclusivamente nos cinemas e, em seguida, eles serão lançadas em VOD, DVD e Blu-Ray.  Este plano deve diminuir o gasto com marketing do estúdio, assim como evitar a pirataria. 

Normalmente, para filmes deste tamanho, o longa leva entre quatro e seis semanas para ter o seu lançamento em outras plataformas. Segundo a Variety, um porta-voz da Paramount explica que não vê a iniciativa como uma diminuição das janelas, mas uma forma de gerar mais flexibilidade pois filmes com um lançamento limitado não tem grande arrecadação tanto para os exibidores, ou para os estúdios.

Para tornar o acordo mais interessante para os exibidores e ajudá-los a evitar qualquer tipo de perda financeira, a Paramount concordou em dividir uma parte da arrecadação digital dos longas de plataformas como o iTunes e VOD. 

“Por vários anos nós temos pedido para que os estúdios trabalhem ao lado de exibidores no desenvolvimento de novos modelos e maneiras de crescer e fortalecer o mercado de um jeito que não prejudique o lançamento dos filmes. Aplaudimos a Paramount por discutir isso junto aos exibidores”, afirmou à Variety Patrick Corcoran, porta-voz da National Association of Theater Owners (NATO).

Em 2011, a Universal tentou lançar Roubo nas Alturas três semanas após o seu lançamento nas telonas em VOD, porém a maioria dos cinemas ao redor do país se recusou a exibir o longa e a distribuidora recuou. Ano passado, a Sony retirou A Entrevista dos cinemas por conta de ameaças terroristas e o lançou em VOD junto com apenas alguns cinemas independentes.

Esse novo acordo pode mudar a relação entre os exibidores e os estúdios com o VOD e, segundo a Variety, mais um cinema pode fechar o acordo com a Paramount nos próximos dias.

Para finalizar, Corcoran disse que outras redes devem avaliar sozinhas se o acordo lhes interessa e se irão se juntar à AMC, a segunda maior rede dos EUA, e à Cineplex, a quinta maior do país.

Paulo Lui, exibidor da Lui Cinematográfica e presidente da FENEEC, reforça seu posicionamento sobre as janelas fixas. "Sem a grande 'vitrine' de apresentação que é o cinema, será difícil o filme se 'fazer' nas outras janelas. Já tivemos vários casos de 'fiascos' neste sentido", pondera.

Compartilhe:

  • 0 medalha