03 Julho 2015 | Natalí Alencar
Espaço Itaú Frei Caneca tem sessão gratuita de “Neruda”
Encontro aberto ao público será realizado neste sábado
Compartilhe:
A Folha de S.Paulo, o Clube do Professor e o Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca realizam sessão gratuita do filme chileno Neruda, neste sábado (04 de julho), às 11h. Após a exibição, haverá debate com o diretor Manuel Basoalto.
Publicidade fechar X
O filme comemora os 111 anos do poeta (12 de julho) e entra em cartaz nas seguintes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, João Pessoa, Florianópolis, Recife, Fortaleza, Juiz de Fora, Manaus, Natal, Novo Hamburgo, Santos, Sorocaba e Tubarão.
Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto (Pablo Neruda) nasceu em Parral, em 12 de julho de 1904. Era filho de José del Carmen Reyes Morales e de Rosa Basoalto Opazo, morta quando Neruda tinha apenas um mês de vida. Ainda adolescente adotou o pseudônimo de Pablo Neruda (inspirado no escritor checo Jan Neruda), que utilizaria durante toda a vida, tornando-se seu nome legal, após ação de modificação do nome civil.
Pablo Neruda teve forte ligação com o Brasil. Foi amigo do escritor, poeta e tradutor Thiago de Mello e também do compositor Vinícius de Moraes. Doze anos antes do lançamento do livro Confesso Que Vivi, o poeta publicou na revista O CRUZEIRO, dez capítulos de suas memórias.
Compartilhe:
- 0 medalha