09 Junho 2015 | Fábio Gomes
Mercado Europeu apresenta pequeno crescimento em 2014
Estudo da UNIC mostra aumento da bilheteria e crescimento da digitalização
Compartilhe:
O mercado europeu apresentou um pequeno crescimento em 2014 na bilheteria de 0,6% e a presença aumentou cerca de 1,7%, segundo dados da UNIC como parte de seu relatório geral de 2014-2015.
Publicidade fechar X
A conversão digital em territórios da UNIC chegou a marca de 93%, com 11 dos 31 países com suas telas 100% convertidas. Os países com menos penetração digital foram a República Tcheca, a Estônia e a Lituânia (56,9%, 61,5% e 63,2%, respectivamente), enquanto a Turquia subiu de 30% para 75% em apenas um ano.
O número de telas por habitantes ficou estável em 2014, com uma média de 54 telas por milhão de habitantes. França, Noruega e Suécia apresentaram maior número de salas, apesar dos últimos dois terem visto uma pequena queda no ano passado. O crescimento se desenvolveu na Europa central e na Rússia, enquanto a Espanha caiu por conta do fechamento de diversas salas, ao que o relatório indica como um reflexo do aumento dos ingressos, o alto número de pirataria e a economia em crise.
Os títulos hollywoodianos tiveram uma performance ruim em mercados como o Reino Unido, a Alemanha, a Dinamarca e a Itália, enquanto a França e a Espanha viram um crescimento dos filmes locais. O estudo enfatiza que, enquanto Hollywood está focada na China e outros mercados em ascensão, não deveria esquecer-se da Europa, pois no continente há um mercado tão grande quanto a América do Norte.
“Parceiros da Comissão e do Parlamento Europeu consistentemente clamam por mais atenção em relação aos benefícios econômicos, sociais e culturais que os cinemas contribuem para sociedade, assim como em relação a todo o ecossistema de filmes”, diz no relatório Phil Clapp, presidente da UNIC.
Compartilhe:
- 0 medalha