Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Obra

02 Junho 2015 | Natalí Alencar

Filme perdido de Glauber Rocha será exibido no Festival de Curitiba

“A Vida é Estranha” será exibido em primeira mão no Festival

Compartilhe:

Encontro será realizado entre 10 e 18 de junho (Foto: Divulgação)

Entre as dezenas de clássicos e novidades nacionais e internacionais que serão exibidos no Festival Internacional de Curitiba, está o filme A Vida é Estranha, com Glauber Rocha, um registro de viagem que jamais veio a público, e que será mostrado em primeiríssima mão no evento. A exibição será em 12 de junho no Cinesystem do Shopping Curitiba.

Publicidade fechar X

Tudo começou quando Cristiano Castilho, jornalista da Gazeta do Povo, entrevistou a cantora e musicista novaiorquina Mossa Bildner, atualmente morando em Curitiba. Na entrevista, Castilho ficou sabendo que Mossa foi namorada de Glauber Rocha nos anos 70, quando ambos viajaram para Marrocos e registraram o passeio na antiga bitola super 8. A produção do Olhar de Cinema, alertada e incentivada por outro jornalista paranaense, Paulo Camargo, fez contato com Mossa, e teve acesso ao material filmado, armazenado numa única fita VHS, há anos esquecido numa prateleira.

Com produção de William Biagioli, Alexandre Rogoski ficou responsável pelo som do filme, finalizado em 5.1. Guilherme Delamuta realizou a correção de cores e a restauração digital, enquanto Pedro Giongo confeccionou, a mão, as novas cartelas que constam no filme, tudo sob a supervisão de Mossa.

O resultado é A Vida é Estranha, 39 minutos jamais exibidos em público, trazendo imagens da viagem de Glauber e Mossa pelo Marrocos, mais especificamente pela cidade de Essaouira, no litoral do Atlântico. Há cenas também de Madri, Marrakech e de Casablanca. Entre várias imagens raras, há uma cena onde Glauber apara sua imensa barba num barbeiro marroquino, além de várias tomadas feitas pelo próprio cineasta baiano.

A programação completa está disponível no site do Festival.

Compartilhe:

  • 0 medalha