29 Maio 2015 | Natalí Alencar
Expo Disney 2015 reforça potencial das marcas
Evento reuniu produtos licenciados e trouxe as principais apostas da Disney
Compartilhe:
A 9ª Expo Disney realizada em São Paulo em 27 e 28 de maio trouxe os lançamentos da Disney (e suas marcas) para o mercado de cinema, rádio, TV e produtos de consumo.
Publicidade fechar X
Na área de cinema, a Disney comemorou o sucesso de Vingadores: Era de Ultron, que é a maior abertura de 2015 até o momento e acumula público de 9 milhões. Além disso, reforçou sequências já anunciadas de franquias bem-sucedidas como Frozen 2, Os Incríveis 2, Carros 3 e Toy Story 4.
Para 2015, a Disney ainda tem Divertida Mente (18 de junho), Homem-Formiga (16 de julho) e o tão aguardado Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força (17 de dezembro). Todas apostas de boas bilheterias para o exibidor.
A programação do encontro teve novamente uma apresentação especial de line-up para os exibidores, além de palestras sobre as franquias Disney, Marvel e LucasFilm; tendências de varejo; comunicação com parcerias; oportunidades promocionais; design; a franquia Star Wars no Brasil e Universo Geek.
Estima-se que a Expo Disney recebeu 10 mil visitantes.
A força está no marketing
Na palestra “Star Wars Brasil”, Roberta Fraissat, gerente de marketing da Disney, apresentou algumas das ações já realizadas pela empresa para promover a franquia Star Wars. Além disso, Roberta também comentou sobre o impacto da chegada da série tanto na Disney quanto nas redes sociais e a recepção por parte dos fãs.
“Em 18 anos de Disney, eu pude vivenciar algumas aquisições por parte do estúdio como a da Pixar e a da Marvel. Mas em 18 anos eu nunca vi uma repercussão tão grande quanto agora com Star Wars”, contou Roberta Fraissat.
Entre as ações de marketing apontadas pela gerente de marketing os destaques foram para a corrida Star Wars Run, o Star Wars Celebration Day e a exposição do novo capacete dos stormtroopers, que também contou com a participação de artistas plásticos brasileiros. Quanto às próximas ações para a divulgação do filme Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força, Roberta não apresentou muitos detalhes, mas prometeu que será uma “campanha sem precedentes”.
O geek como público
Érico Borgo, sócio do Omelete Group, foi o apresentador da palestra “Universo Geek”, na qual apresentou o site de notícias Omelete, o evento Comic Com Experience – CCXP – e também falou sobre o público geek que transita tanto pela web quanto em eventos presenciais.
Quanto ao fato de as marcas terem de lidar com esse público, Borgo enfatizou: “A palavra aqui é relevância”. Segundo ele, uma campanha de marketing ou mesmo o desenvolvimento de um novo produto para os geeks devem sempre levar em consideração quanto eles serão relevantes para esse público. De acordo com ele, é preciso entregar algo que emocione o geek.
Encerrando as palestras do último dia da Expo Disney, Érico Borgo apontou alguns dados obtidos na Pesquisa Omelete 2014 como a redução paulatina da maioridade masculina desse público, os “tipos” de nerds ou geeks, a faixa etária que está principalmente concentrada na fase adulta entre 18 e 30 anos, entre outros dados como a quantidade de tempo por dia em que essas pessoas ficam online.
O potencial das franquias Disney
Vingadores
- Vingadores: A Era de Ultron é a maior abertura de 2015 até o momento e já levou mais de 9 milhões de pessoas aos cinemas;
- Os Vingadores foi o filme de maior arrecadação de 2012 no Brasil e o terceiro em arrecadação mundial da história;
Frozen
- 76 prêmios e 56 nomeações, incluindo o Oscar de Melhor Animação e Melhor Música Original;
- Levou mais de 4,2 milhões de pessoas aos cinemas brasileiros;
- Animação de maior bilheteria;
Carros
- Franquia número 1 da Disney para meninos;
- Já levou mais de 6 milhões de pessoas aos cinemas;
- Bilheteria mundial dos dois primeiros filmes ultrapassa US$ 1 bilhão;
Toy Story
- Franquia com mais de 20 anos;
- Terceiro filme da franquia arrecadou mais de US$ 1 bilhão;
- Atraiu mais de 4,2 milhões de pessoas aos cinemas do Brasil;
Homem-Aranha
- Franquia mais bem-sucedida da história da Sony;
- Cinco filmes arrecadaram mais de US$ 4 bilhões
- Mais de 31 milhões de brasileiros já assistiram aos filmes do super herói.
Star Wars
- Trailer teaser de O Despertar da Força contabilizou 88 milhões de visualizações em 24 horas no mundo;
- Segundo o site de pesquisa Fandango é o filme mais aguardado de 2015;
Para as telas em 2016
Janeiro – O Bom Dinossauro
Março - Zootopia
Abril – The Jungle Book e Capitão América: Guerra Civil
Maio – Alice Through the Looking Glass
Junho – Procurando Dory
Agosto – The BFG e Pete’s Dragon
Novembro – Doctor Strange e Moana
Veja como foi a edição de 2014 e 2013.
Compartilhe:
- 0 medalha