25 Maio 2015 | Janaina Pereira
ANCINE lança em Cannes edital que divulga o cinema brasileiro em circuito internacional
Edital terá objetivo de promover coproduções brasileiras com países latino-americanos
Compartilhe:
Durante o Festival de Cannes, encerrado neste domingo, 24, a ANCINE anunciou o lançamento de um edital para promover coproduções brasileiras com países latino-americanos. “Nosso objetivo é não só garantir que mais filmes latino-americanos sejam exibidos no Brasil, mas também promover o cinema brasileiro no mercado externo", disse o diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel.
Publicidade fechar X
A iniciativa é inédita no setor, e conta com investimentos de R$ 5 milhões do FSA (Fundo Setorial do Audiovisual) , que é o fundo destinado ao desenvolvimento articulado de toda a cadeia produtiva da atividade audiovisual no Brasil. Segundo Rangel, esse investimento permite que parcerias entre produtoras brasileiras e de outros países enriqueçam o mercado, "Isso vai contribuir para o intercâmbio profissional", informou.
O Fundo Setorial Audiovisual é abastecido com recursos financeiros de diversas fontes, procedente principalmente da arrecadação da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) e do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel).
Em Cannes, a ANCINE e o setor audiovisual brasileiro também puderam comemorar uma vitória expressiva: o filme Paulinia, de Santiago Mitre, foi vencedor da Semana da Crítica, uma das mostras paralelas do Festival. Em 2014, o filme foi um dos contemplados do edital Brasil-Argentina, uma parceria da ANCINE com o INCAA (Instituto Nacional de Artes y Audiovisuales), recebendo U$250 mil de investimentos.
Veja também a galeria de fotos do evento e saiba mais sobre o Marché du Film, a área de negócios do Festival.
Compartilhe:
- 0 medalha