22 Maio 2015 | Fábio Gomes
Especialista mostra dez dicas para superar a crise econômica
Samuel Lopes, sócio da TIEX, fala sobre maneiras de melhorar a eficiência financeira
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Em época de crise econômica, a alta do dólar e o mercado instável, o consultor financeiro Samuel Lopes, sócio da TIEX, falou sobre dez maneiras de melhorar a eficiência financeira da de uma empresa, dicas que também envolvem o mercado de exibição.
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Um dos primeiros fatores comentados é o ativo humano. “Tenha profissionais com conhecimento diferenciado, que possuam competências-chave e que estejam com o nível certo de motivação. Pessoas certas, nas posições certas podem fazer a diferença na hora de propor soluções e fornecerem um nível de atendimento diferenciado aos clientes”, explicou.
Na sequência, Lopes destaca a necessidade de parceiros estratégicos que visem a ampliação da sua capacidade produtiva. Com isso, a empresa pode focar nos negócios, otimizando recursos e aumentando a qualidade de seus produtos e serviços.
Novas fontes de receitas são sempre bem-vindas e o especialista explica que não se pode deixar de investir, contudo os gastos devem ser reavaliados e reduzidos desde que não atrapalhem o desenvolvimento do negócio. “Faça um planejamento tributário, renegocie contratos com fornecedores e despesas bancárias”, afirmou.
Estudar e entender o seu público também é um fator considerável para que empresas obtenham sucesso. “As empresas devem estar antenadas nas demandas e expectativas do mercado, pensando no futuro. Ou seja, foque não apenas no que os clientes precisam atualmente, mas no que vão passar a demandar também. Antecipe tendências e seja fiel às necessidades dos clientes para se posicionar em uma situação vantajosa em relação à concorrência”, afirmou.
A necessidade de um planejamento financeiro é destacada na sequência. Ter orçamentos bem feitos com criação de possíveis cenários e acompanhamento mensal é algo essencial para empresa. “Todas as variações devem ser justificadas e acompanhadas”, explicou.
Sobre financiamentos, o especialista explica que em tempos de crise, as concessões de crédito ficam mais difíceis. “Planejamento de necessidade de recursos pode significar grandes ganhos ao permitir uma melhor avaliação da opção de captação de recursos e consequentemente melhores negociações e/ou redução de taxas”, disse Samuel.
As empresas que de alguma forma estão expostas ao risco cambial, seja via importação ou exportação, devem sempre estar atentas ao cenário econômico mundial. Muitos aparelhos usados em cinemas são comprados no exterior e empresas que compram e vendem produtos e/ou serviços contratados em outras moedas devem sempre ter um planejamento. “Negociar compras na moeda local do fornecedor pode trazer grandes ganhos, uma vez que se reduz o risco cambial do fornecedor”, destacou.
A importância de reforçar a sua marca também é lembrada e o especialista reforça que exibidores nunca devem deixar de investir em comunicação, promoção e vendas. A seguir, reitera a necessidade de inovar sempre, buscando produtos e serviços de melhor qualidade com menores custos.
Por fim, ele destaca a capacidade de adaptação aos tempos atuais. “Ter sistemas, pessoas e processos flexíveis e customizáveis é fundamental para sobreviver a momentos de crise. O mercado não é estático, então você e sua empresa também não podem ser”, finalizou.
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