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20 Maio 2015 | Fábio Gomes

O2 Play inova na distribuição de "A Lei da Água"

Documentário está no circuito comercial e disponível online

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(Foto: )

Desde sua criação no final de 2013, a O2 Play busca novas maneiras de discutir a forma de se lançar um filme. Sempre procurando projetos diferentes e que busquem a sinergia entre a estreia da produção nos cinemas e outras plataformas, a distribuidora encontrou uma maneira diferente de lançar o documentário A Lei da Água, que entrou em cartaz em circuito comercial em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Brasília.

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A Lei da Água é um projeto da produtora Cinedelia, dirigido e produzido pelo André Delia”, afirmou Igor Kupstas, diretor da distribuidora em vídeo divulgado no Facebook do longa. “Quando começamos a conversar com o André, ficou claro que o que ele mais queria era gerar um movimento com esse filme, gerar um debate com esse filme. Então entendemos que um modelo mais tradicional de lançamento - de pegar esse filme, colocar na sala de cinema e colocar dentro da programação - não traria esse efeito. Construímos um modelo em que as pessoas conseguissem se engajar e debater o tema do código florestal”, completou.

O modelo pensado pela distribuidora envolve três pilares. O primeiro é o cinema comercial, mas sob demanda. A distribuidora abriu no site catarse um perfil e, dentro dele, cadastrou sessões para cidades participantes do seu circuito. Essas sessões só seriam realizadas se atingisse o valor de R$ 1400, que pagaria o investimento no aluguel da sala, na divulgação e o material que enviado ao cinema. O preço estabelecido pelo ingresso foi de R$ 20,00 e a sala precisaria do mínimo de 70 pessoas para o filme ser exibido.

“Essa sessão é mais do que o filme. Em um espaço comercial o espectador tem acesso também a uma cartilha que produzimos falando sobre o código florestal, sobre os principais temas do filme para levar pra casa e conversar com outras pessoas. Além disso, cada sessão que aconteceu via Crowdfounding houve um debate”, explicou o executivo.

O segundo pilar é o Cinedebate. O filme está ofertado para escolas, organizações sociais e ONGs gratuitamente. “Basta entrar no blog do filme e preencher um cadastro. Estamos fazendo o máximo que a gente pode para levar esse filme para discutir a questão da água e a questão hídrica”, disse Kupstas. Foram realizadas mais de 200 sessões, com público aproximado de 12 mil pessoas e, para que a exibição gratuita seja realizada, foi aberta uma campanha de doações no Catarse. “Estabelecemos o valor de R$ 12 mil e ele será utilizado para mantermos por mais dois meses essa campanha viva”.

O terceiro pilar foi o digital. Disponível para compra e locação em plataformas como iTunes, o Google Play e o Vimeo on Demand. “No iTunes fizemos uma coisa um pouco mais especial, pois este é o primeiro filme brasileiro que tem o iTunes Extra. Então, se você compra o filme em HD no iTunes você tem acesso a um vídeo exclusivo e fotos”, finalizou.

Confira o vídeo do executivo falando sobre a estratégia de lançamento do filme:  

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