20 Maio 2015 | Natalí Alencar
Cine Odeon reabre após investimento de R$ 1,5 milhão
Local reabre como Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro
Compartilhe:
O Cine Odeon volta a funcionar hoje (20), no Centro do Rio. Depois de quatro meses de reforma, o espaço será reaberto completamente renovado, e abrigará o Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, em homenagem ao fundador do Grupo Severiano Ribeiro, proprietário do imóvel. O novo cinema terá Sérgio Sá Leitão, ex-secretário municipal de cultura do Rio, como diretor de programação. O Vendedor de Passados será o primeiro filme a ser exibido.
Publicidade fechar X
“Já há algum tempo estávamos amadurecendo a ideia de criar um centro cultural. A reabertura foi um pedido do público e é mais um marco na história do Grupo, que já se prepara para o seu centenário, em 2017. Ícone na Cinelândia, o cinema tem um valor histórico para o Rio e, por isso, investimos R$ 1,5 milhão na sua revitalização”, comenta Luiz Severiano Ribeiro, presidente do Kinoplex.
Como centro cultural, o Odeon terá uma programação diversificada, que alternará a exibição de filmes e outros conteúdos audiovisuais, como shows, ballets e óperas, com a realização de cursos, palestras e eventos culturais. Também estão sendo firmadas diversas parcerias de promoção e conteúdo, com instituições como a PUC Rio, o IETV, a UFF, entre outras. Além disso, o espaço voltará a sediar festivais e mostras de cinema, como o Anima Mundi e o Festival Varilux, e será palco de ações sociais com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema.
“A programação do Odeon será formada, sobretudo, por filmes relevantes culturalmente, nacionais e internacionais, e por conteúdos diferenciados. Teremos muitas sessões-evento, com debates e presença de diretores e elenco, além de mostras próprias e de terceiros. Ele não será apenas mais um cinema. Terá uma programação diferenciada, capaz de agradar a muitos públicos e gostos”, diz Sérgio Sá Leitão, diretor de Programação do Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro.
A reabertura do Odeon também marca a volta dos lanterninhas, que terão uniformes inspirados no que era usado na época da inauguração, em 1926.
Compartilhe:
- 1 medalha