13 Maio 2015 | Vanessa Vieira
Diretor da Semana ABC 2015 comenta destaques desta edição
Evento começa hoje (13) com palestras e feira focada na produção audiovisual
Compartilhe:
A Semana ABC 2015, promovida pela ABC – Associação Brasileira de Cinematografia em parceria com a Cinemateca Brasileira, será realizada a partir de hoje (13) até 15 de maio e conta com uma série diversificada de palestras voltadas para o mercado da cinematografia brasileira. Carlos Pacheco, diretor do evento e diretor de fotografia, falou ao Portal Exibidor sobre o evento deste ano.
Publicidade fechar X
De acordo com Pacheco, a Semana ABC foi feita para ser um “mix” de debates para evitar que o evento se torne temático. No entanto, o espaço é pautado pelo próprio mercado e alguns assuntos acabam ganhando força com o tempo como a série de televisão. “Na verdade a Semana ABC é feita para o mercado de cinematografia do audiovisual, a gente vê o que o mercado pede e vai fazendo. O que a gente percebe é que, com o aumento da produção brasileira de séries de TV e ficção devido à lei que exige conteúdo nacional nos canais pagos de televisão, agora temos três mesas de debate que vão falar sobre séries de TV”, comenta o diretor do evento.
Da programação da Semana deste ano, Carlos Pacheco destacou debates como a última mesa do dia 15 de maio: “Introdução do Som no Audiovisual”, que contará com a presença de um importante diretor de som argentino, Carlos Abbate. O diretor apontou também as apresentações dos parceiros do evento como a Canon, que apresentará suas novas câmeras profissionais para cinema, e a Sony, que promove um debate sobre a captação e finalização em 4K.
Uma novidade da edição de 2015 da semana de palestras é o número de expositores na feira do evento, que recebe agora 16 parceiros que apresentarão seus novos produtos para a cinematografia. “A Semana ABC é uma semana de palestras, mas a gente abre espaço para os parceiros e pessoas do mercado expor seus produtos. E este ano teremos uma exposição muito grande de equipamentos”, explica Pacheco.
Segundo o diretor de fotografia, o mercado tem procurado cada vez mais o espaço de exposição da Semana ABC para mostrar seus produtos, mas o evento tem um limite já que se propõe a ser principalmente um momento para a promoção de debates sobre o audiovisual brasileiro. Inclusive, uma das preocupações da Semana é com a área acadêmica desse setor. “O mundo acadêmico é quem vai tomar conta do audiovisual lá na frente. E essa troca é muito importante para quem já é profissional e para quem ainda vai se tornar um profissional”, conta Carlos Pacheco que também aponta a importância e o espaço que o evento cede aos mercados que estão fora do eixo Rio-São Paulo.
Quanto ao mercado de exibição de cinema, Pacheco comentou que, apesar de não haver uma mesa dedicada a este mercado na Semana de 2015, o setor é tema recorrente dos debates já presenciados do evento e deve ainda retornar nas próximas edições. O diretor destaca o assunto da digitalização como o principal tema que deve ainda permear próximas discussões da Semana sobre a exibição nacional. “Eu acho que o tema da digitalização vai voltar porque o Brasil não está totalmente alinhado com a projeção digital, a gente ainda está no meio do caminho e ainda não existe um padrão de digitalização“, comenta.
Confira programação da Semana ABC 2015.
Compartilhe:
- 0 medalha