08 Maio 2015 | Natalí Alencar
8º Show de Inverno surpreende e agrada mercado
Com nova sede, novo formato e novas ações evento reuniu mais de 300 profissionais
Compartilhe:
A aposta da 8ª edição do Show de Inverno em um novo local e novo formato se consolidou ontem com elogios e surpreendeu o mercado, não apenas pela realização e organização, mas pelas ações diferenciadas e de marketing que os estúdios apresentaram.
Publicidade fechar X
“É um grande prazer estar aqui. Gostaria de parabenizar a Espaço/Z e o Zé Maria pela realização. Visão e vontade, a gente sabe que às vezes todos têm, mas a realização, a gente está vendo aqui que ficou incrível”, disse Patricia Kamitsuji, diretora geral da Fox/Warner no Brasil.
O encontro reuniu mais de 170 profissionais ligados a área da exibição e mais de 100 da distribuição, além de empresas de tecnologias, distribuição, trade, agências reguladoras e produtoras, o que certamente totalizou mais de 300 profissionais.
A abertura oficial foi feita pelo executivo da FilmeB, Paulo Sérgio Almeida, que elogiou o novo formato, ressaltando que agora o mercado “está pensando grande”. “Cresce a renda, cresce o público, crescem as salas no Brasil. Ou seja, o mercado está preparado para o que vem”.
Almeida citou que abril apresentou crescimento de 40% em renda e 30% em público e tanto abril quanto o primeiro quadrimestre representam recordes históricos no Brasil.
“Até o final do ano a digitalização estará no seu final, o que leva o cinema para um novo patamar. É importante dizer que a digitalização não é o fim, mas o início de uma nova era com seus grandes desafios. O País nunca teve um mercado de cinema tão potente, competitivo, com tantos investimentos públicos e privados em todos os seus setores”, concluiu.
O Show de Inverno contou ainda com estandes tematizados das distribuidoras. Em cada um deles ações diferenciadas para promover os filmes.
O que vem por aí
As apresentações da primeira manhã do Show de Inverno foram realizadas pela Warner Bros. e Sony Pictures.
Com uma extensa cartela com diversas produções previstas até o final do ano, a Warner Bros. destacou três lançamentos: Mad Max: Estrada da Fúria (14/05); Peter Pan (08/10) e Terremoto: A Falha de San Andreas (28/05).
“A Warner preza muito pela qualidade e pela quantidade, então teremos muitos filmes. Queremos que todas as semanas, meses, vocês tenham filmes prontos para todos os públicos”, antecipou na abertura da apresentação do estúdio Patricia Kamitsuji.
David Turkie, diretor de vendas da Warner apresentou Mad Max: Estrada da Fúria. Ele explicou que o longa é uma releitura da trilogia dos anos 80,90 com produção e direção de George Miller, que é o diretor original da trilogia. “É uma honra fazer um filme desse tamanho. Temos o maior investimento canalizado para ele, nunca tivemos uma campanha tão grande”.
Ele completou dizendo que o longa terá campanha massiva na TV e forte penetração na internet e redes sociais.
A executiva Tatiana Malatesta falou sobre Terremoto: A Falha de San Andreas, que mostra o que aconteceria se a falha geológica que existe em São Francisco se tornasse ativa e causasse o maior terremoto já visto. “Mesmo sendo um filme de entretenimento e diversão, também se preocupa com a realidade de São Francisco”, disse.
Já Denise Novais, diretora de marketing, apresentou Peter Pan. Segundo ela é uma história jamais contada sobre o personagem, desde o motivo da adição “Pan” ao seu nome, que não é um sobrenome, e como o Capitão Gancho passou de amigo a inimigo. “O filme é super colorido e vai agradar pais e filhos. Na trilha sonora tem Nirvana e Ramones. Fechamos muitas parcerias, uma delas com o todinho vestido de Peter Pan”, disse a profissional que ainda revelou outras iniciativas incluindo uma com a Prefeitura de Campos do Jordão em que a Warner vai recriar uma parte da Terra do Nunca na cidade durante o mês de julho.
A Warner citou ainda O Agente da U.N.C.L.E. e Férias Frustadas. Nas palavras de Denise Novais, sobre o primeiro “traz um pouco de 11 Homens e Um segredo com Sherlock Holmes e James Bond, dirigido por Guy Ritchie” e o segundo “é uma comédia para rolar de rir, com participações especiais incluindo Chris Hemsworth mostrando todos os seus atributos”.
O estúdio ainda reforçou suas expectativas para Batman Vs. Superman: A Origem da Justiça, que vai inaugurar o calendário da franquia da Warner com a DC Comics de 2016 até 2020 com todos os principais super heróis da DC.
“Todas as direções da Warner estão mobilizadas para este que será o maior lançamento da Warner de todos os tempos. Estamos muito felizes em ter esse material e também ter o privilegio de trabalhar com uma franquia e marca tão forte”, concluiu Denise Novais.
O ciberataque a Sony e a promoção de André Sala
Antes de começar a mostrar o line-up da Sony, o diretor geral Rodrigo Saturnino relembrou o ciberataque que afetou e paralisou a empresa. Agradeceu a paciência e compreensão principalmente dos exibidores e da ANCINE, além de parabenizar sua equipe por manter os procedimentos da empresa em andamento.
“Nós tivemos que improvisar e até relembrar os tempos e os métodos que usávamos para faturar e programar sem os sistemas que hoje temos. É importante agradecer aos exibidores e a ANCINE, que tiveram paciência e nos ajudaram bastante. Ainda temos alguns sistemas que não estão operando 100%, mas vamos sair mais fortes disso”.
Saturnino citou ainda a promoção de André Sala para a supervisão da América Latina. “Mudanças foram feitas em nível executivo, o que inclui a promoção do André Sala para a supervisão da América Latina. Isso muito nos orgulha, mas ele vai continuar perto de vocês especialmente nos eventos que temos voltado ao setor no Brasil”, afirmou.
A diretora de marketing, Andrea Dourado, apresentou trailers e materiais especiais dos filmes, incluindo promos mais extensos de: Sobrenatural: A Origem (20 de agosto), Pixels (23 de julho), Ricki and the Flash (10 de setembro), Hotel Transilvânia 2 (01 de outubro), A Travessia (08 de outubro), Monstros e Arrepios (22 de outubro) e 007 Contra Spectre (05 de novembro).
Sobre Pixels, Andrea comentou que “Não é só mais uma comedia com Adam Sandler, mas tem personagens do nosso conhecimento como o Pac-Man e muita ação”.
Já em Ricki and the Flash, a executiva ressaltou a atuação de Meryl Streep. “Não é um musical, é uma comédia dramática, mas ela canta e toca guitarra no filme e se preparou para o filme nessa intensidade”.
Para promover 007, Andrea citou que a Sony já tem parcerias confirmadas com a Heineken e Gilette e antecipou materiais ainda inacabados de duas produções previstas para 2016: The 5th Wave, um filme de ação para adolescentes, e Money Monsters, com George Clooney e Julia Roberts.
Leia mais:
- Espaço para as independentes: Diamond, Vitrine e Tucuman no 8º Show de Inverno
- Galeria de fotos do primeiro dia do Show de Inverno
- Paramount e Fox apresentam lançamentos no Show de Inverno
Compartilhe:
- 0 medalha