Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Estudo

08 Maio 2015 | Fábio Gomes

Relatório da ANCINE confirma aumento na venda de ingressos

Somente no primeiro trimestre houve um crescimento de 18,1% do público 

Compartilhe:

(Foto: Banco de Imagens)

A ANCINE revelou o seu Informe de Acompanhamento de Mercado de Salas de Exibição para o primeiro trimestre de 2015 e as notícias não poderiam ser melhores ao parque nacional. Neste período, houve um crescimento de 18,1% do público em relação ao ano passado e entre janeiro e abril o país vendeu mais de 43 milhões de ingressos.

Publicidade fechar X

O mesmo período entre os anos de 2009 e 2014 registrou uma média de 33 milhões e esse aumento foi predominantemente estabelecido pelo desempenho dos filmes estrangeiros, que apresentaram incremento de público de 28,5% em relação ao primeiro trimestre de 2014 e tiveram a maior quantidade de bilhetes vendidos em um primeiro trimestre desde 2009.

Destacam-se Cinquenta Tons de Cinza, da Universal, que levou mais de 6,6 milhões de pessoas aos cinemas; Bob Esponja: Um Herói Fora d’Água, da Paramount, que vendeu 3,6 milhões de ingressos e Os Pinguins de Madagascar, da Fox, com 3,1 milhões.

A Fox foi a distribuidora com melhor desempenho de bilheteria nas 13 primeiras semanas de 2015 (26,2%), seguida pela Universal (20,4%), Warner (10,1%), Disney (8,8%) e Paramount (8,5%), todas empresas internacionais.  

Entre os filmes nacionais Loucas pra Casar, da parceria Downtown/Paris, somou 3,7 milhões de ingressos comercializados, liderando o desempenho dos filmes brasileiros e ficando na segunda posição geral de lançamentos do início do ano. Mesmo puxados pela comédia, o público e a renda dos filmes realizados no país apresentaram queda de 23,7% e 18,1% respectivamente.

A expectativa é que o ano termine ainda melhor, uma vez que nos últimos meses dois filmes já conseguiram ultrapassar a marca de 5 milhões de entradas comercializadas: Velozes e Furiosos 7, longa da Universal que já conta com 9 milhões de público; e Vingadores: Era de Ultron, produção da Disney que em duas semanas já tem público de 5,7 milhões. Até o fim do ano outros grandes lançamentos como O Exterminador do Futuro: GênesisMad Max: Estrada da FúriaHomem-FormigaQuarteto FantásticoStar Wars: Espisódio VII - O Despertar da Força prometem grande bilheteria nacional. 

Desenvolvimento do Parque Exibidor

O parque exibidor brasileiro encerrou o primeiro trimestre de 2015 com um total de 2.870 salas de exibição. Nestes primeiros meses, sete complexos foram inaugurados totalizando 22 salas; três complexos foram reabertos (16 salas) e um complexo ampliou seu número de salas, somando mais três.

A Região Sudeste apresentou a maior quantidade de salas colocadas em funcionamento no período, 25 ao todo. Em seguida, vem a Região Nordeste, com 11 novas salas de exibição. A Região Norte colocou cinco novas telas em funcionamento.

Destaca-se o crescimento do número de salas em funcionamento nas cidades médias, com faixa populacional entre 100 e 500 mil habitantes, que obtiveram um incremento de 20 novas telas no primeiro trimestre do ano. Nas cidades com mais de 500 mil habitantes foram abertas 18 novas salas ao todo. Nas cidades pequenas, com menos de 100 mil habitantes, houve um incremento de três novas telas.

Entre os complexos inaugurados, reabertos ou ampliados, apenas um não se situa em shopping center: Cinema Premier em Unaí/MG, com apenas uma sala.

Ao fim do primeiro trimestre de 2015, 74,1% do parque exibidor brasileiro estava digitalizado, um total de 2.128 salas. Dos 20 maiores grupos exibidores, sete já estão com 100% de suas salas convertidas: Cinemark, Cinépolis, Kinoplex, Cine Araújo, Cinesystem, Cine Sercla e Cineflix.

Compartilhe:

  • 0 medalha