Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / CinemaCon 2015

23 Abril 2015 | Fábio Gomes

Dolby Vision promete revolucionar a exibição

Formato apresenta grande contraste de cores e exibiu "Divertida Mente" durante a CinemaCon

Compartilhe:

A animação "Divertida Mente" foi exibida pela Dolby durante a CinemaCon (Foto: )

Há mais de um ano que o formato Dolby Vision vem animando os executivos e os cineastas ao redor de Hollywood com apresentações especiais e, nesta quarta-feira, foi realizado um screening exclusivo na CinemaCon demonstrando todo o potencial do Dolby Vision com a animação Divertida Mente, da parceria Disney•Pixar.

Publicidade fechar X

O sistema Dolby Vision usa tecnologia de grande alcance dinâmico com cores realçadas, aproveitando dois projetores 4K a laser patenteados pela Christie recentemente projetados com High Dynamic Range (HDR). Eles apresentam uma trajetória de luz única e feita sob medida. Combinada com as fontes modulares de luz com laser 6P, essa tecnologia apresenta imagens de alto contraste e ultra luminosidade, definindo a excelência visual do Dolby Cinema.

“Eu não tinha certeza do que esperar, mas fiquei impressionado com o contraste, o brilho e a saturação de cores e acredito que para o nosso filme foi uma parceria perfeita. Nós precisávamos ter isso”, afirmou durante a apresentação Pete Docter, diretor da animação.

Docter explicou que o formato deixou Divertida Mente ainda mais vivo e transformou a experiência de assistir ao longa. Com isso, ele pôde trabalhar ainda mais com as cores para transmitir diferentes sentimentos para a plateia.

“O HDR nos deu uma nova ferramenta para trabalharmos para enfatizar a emoção. Se você perceber no filme, no mundo real deixamos tudo propositalmente desaturado, não dando o contraste total. Nem tudo é claro e um as coisas são um pouco cinza. Contudo, quando cortamos para dentro da mente, no quartel general, o padrão de saturação é muito maior e as cores muito vivas. Então é uma ferramenta muito útil”, completou.

Por contar com dois projetores, a tecnologia se completa no olho humano: um está totalmente dedicado às cores do olho direito e o outro totalmente para as outras cores do olho esquerdo. “Os óculos realizam esse efeito 3D e, com a projeção laser, formas mais eficientes de três dimensões podem ser vistas. Além disso, com o HDR há uma melhor separação da imagem do olho esquerdo e a imagem do olho direito. Essas duas tecnologias trabalham muito bem juntas para criar um 3D incrível”, completou Doug Darrow, executivo da Dolby.

A tecnologia representa um marco na exibição e Darrow, apresentou a diferença entre o Dolby Vision e outros projetores, principalmente na diferença da cor preta. “Quando há o preto não dá para dizer onde a projeção acaba e começa a tela, então pensando pra frente, gostaria de brincar mais com isso. Em vez de ficar preso a este retângulo, poderíamos brincar mais como o formato da tela funciona”, disse Docter.

Dolby Atmos

A tecnologia ganha ainda mais força graças a utilização do Dolby Atmos, sistema de som imersivo que coloca o espectador no meio da tela. Para falar sobre a tecnologia, subiu ao palco Paul Feig, diretor do longa A Espiã que Sabia de Menos. Ele falou sobre a importância da tecnologia e como ela o ajuda a realizar seus filmes.

“Meu objetivo sempre é fazer uma comédia que não pareça uma comédia. Então em A Espiã que Sabia de Menos tínhamos bastante cenas explosivas e o Atmos passava essa impressão de que o espectador também está assistindo um filme de ação”, finalizou.

A ideia da Dolby é similar a da IMAX: fomentar o conceito Dolby Cinema com o Dolby Vision, 3D e o Dolby Atmos, ambos instalados em um mesmo pacote. Com exclusividade, o Portal Exibidor apurou que a América Latina é um dos focos da Dolby Cinemas. "Estão previstos cinco Dolby Cinemas nos próximos anos", comentou Tim Schafbuch, diretor de vendas da Dolby.

“Essa é uma grande tecnologia para o cinema e poderemos ver cineastas a utilizarem de uma maneira especial nos próximos anos como nunca imaginamos”, finalizou Darrow.

Compartilhe:

  • 0 medalha