21 Abril 2015 | Natalí Alencar
Perfil do consumidor, redes sociais e tecnologia são o foco do primeiro dia da CinemaCon 2015
Valmir Fernandes, da Cinemark, também foi destaque durante a premiação do International Day
Compartilhe:
A abertura da 5ª edição da CinemaCon, principal conferência mundial de exibidores realizada em Las Vegas, que começou ontem (20) e segue até 23 de abril, contou com apresentações dedicadas ao perfil do consumidor de cinema, como atrair novos espectadores, redes sociais e novas tecnologias.
Publicidade fechar X
Logo na manhã, durante o “International Day Breakfast”, a Dolby confirmou a exibição de Divertida Mente amanhã (22) já com a tecnologia Dolby Vision, que promete ser uma verdadeira revolução no mercado de exibição.
A programação do primeiro dia, que conta com o já tradicional “International Day”, abriu com um seminário questionando como cultivar um contato “vitalício” com os consumidores de cinema, desde a infância até a fase adulta.
Moderado por Mark De Quervain, diretor da Action Market Works, o painel citou o crescimento do público teen pelo mundo todo e a importância de cativá-lo desde a infância para manter uma “fidelidade” durante a adolescência. Em pesquisas realizadas para saber quais os 10 principais hábitos de consumo dos adolescentes, em 2006 a opção “ir ao cinema” era a segunda escolha e em 2014 caiu para a penúltima opção. Ou seja, com o crescimento das novas tecnologias e opções de streaming, esse público está se afastando do cinema.
“É preciso oferecer opções que atraiam esse público, incluindo ingressos com preços diferenciados e eventos específicos, agregando até mesmo verba específica no marketing para trabalhar com esses espectadores”, explicou.
Mark reforçou que é preciso um esforço em conjunto, exibidores e distribuidores, para focar no consumidor e, assim, levar mais pessoas ao cinema, transformando em primeira escolha de lazer a experiência cinematográfica.
Esse tema foi reforçado no seminário da tarde moderado por Julien Marciel, da BoxOffice. “A nova geração já sabe com antecedência o que quer. Eles sabem que tipos de filme vão assistir, então precisamos trabalhar para criar mais informações para encontrar esse público e mandar a mensagem correta. Precisamos entender como os adolescente estão se comportando e que tipo de mídia estão usando”, afirmou Alejandro Ramirez, CEO da Cinépolis. “Essa nova geração de crianças e jovens adultos consegue encontrar sua informação e seu entretenimento a qualquer momento, em qualquer lugar. Então, precisamos mudar o jeito que entendemos a mídia”, completou Duncan Clark, presidente da Universal.
A média do principal público de cinema atualmente, a Geração Z - dos 25 aos 39 anos - também está reduzindo. De 2010 a 2014 esse público caiu consideravelmente. Eles são “nativos” digitais e é preciso que o exibidor se atualize para manter esses espectadores dentro das salas de cinema.
No entanto, se todas as tecnologias sofrem mudanças e elas se perpetuam ao longo dos anos, como a TV, o rádio, o livro, porque o cinema não aproveita a onda de mudanças tecnológicas para atrair o público? Como por exemplo, a interatividade com as redes sociais.
Redes Sociais e a internet
Outro tema bastante citado durante este primeiro dia foi o potencial das redes sociais e como não são bem aproveitadas. Durante o café da manhã foram apresentados alguns dados que impressionam: por minuto o Facebook tem cerca de 600 mil logins, o Instagram tem 67 mil fotos postadas e o Twiter 433 mil posts.
“É preciso humanizar a comunicação”, disse Stefaan Claes, da Nordisk Film. Para ele é importante facilitar a busca por conteúdo nos websites dos exibidores, recomendando e personalizando tanto websites, aplicativos e acessos mobile com o que o público quer ver.
O assunto foi reforçado nos seminários do período da tarde ministrados pela TimePlay.
Christina Warren, analista sênior de tecnologia da empresa, comentou o potencial das redes sociais já mais utilizadas pelo público final (Facebook, Twitter) e as não tão conhecidas, mas que apresentam potencial de crescimento como a Snap Chat. Para ela, é importante que o exibidor esteja sempre atualizado sobre as mudanças nas redes sociais e novas formas de utilizá-las para conversar com o cliente final.
Digitalização
David Hancock, diretor de Cinema da IHS, apresentou dados da digitalização. A progressão digital já atinge 93% dos cinemas de todo o mundo. Na América Latina, a conversão digital já atingiu 86,4%.
Hancock citou ainda o crescimento de novas tecnologias como o futuro do cinema: projeção a laser, som imersivo, telas gigantes (mais de 70 circuitos ao redor do mundo, incluindo marcas próprias e a IMAX), e a China como destaque de bilheteria para filmes em 3D.
Em sua conclusão o executivo comentou que o cinema pode até não ser a fonte principal de receita, mas é o principal meio para outras fontes de renda e o digital vem para reforçar isso.
Uma das grandes novidades da CinemaCon foi apresentada graças a uma parceria entre a XPAND e a Cinemeccanica. As empresas mostraram ao mercado um projetor a laser 6P modular e retrofit.
Quer dizer, com o retrofit o exibidor poderá remover a lâmpada xenôn do seu projetor série 2 e atualizá-lo com uma fonte 6P laser. Isso permite um aumento do poder de claridade
Imersão
O painel sobre cinema imersivo (The three S of the Imersive Cinema Experience) apresentou as últimas tecnologias de som e exibição imersiva: Auro 11.1 e Dolby Atmos, sistema de som 3D; CinemaBarco Escape e Screen X, exibição com projetores na tela e nas paredes do cinema com uma visão de 270 graus; além das salas no formato Vip, premium, Gold. Os exibidores (Vox Cinemas, Cineplex) presentes neste painel comentaram as experiências bem sucedidas com essas tecnologias e como o investimento resultou em boas cifras. A Vox Cinemas apresentou ainda uma sala “Kids”, com poltronas coloridas e toda tematizada especialmente para as crianças.
O primeiro dia da CinemaCon teve ainda o anúncio da Dolby com os lançamentos previstos para a tecnologia Atmos, a premiação do brasileiro Valmir Fernandes, que recebeu vídeos com congratulações do executivo da Paramount, Cesar Silva, e do diretor Carlos Saldanha (Rio) e a apresentação da Timeplay que mostrou um aplicativo de interação com os espectadores por meio de jogos acessados do smartphone e jogados na telona.
E para encerrar o dia, foi realizado o screening da Universal de A Escolha Perfeita 2 e um opening night” realizado pela Dolby. As fotos do primeiro dia já estão disponíveis na galeria do Portal Exibidor.
Hoje (21), a CinemaCon tem a abertura da feira de negócios, as empresas GDC, Cielo, Philipps e Christie já anunciaram seus principais destaques.
A Revista Exibidor trará diariamente uma cobertura analítica da CinemaCon. Aguarde as próximas notícias.
Compartilhe:
- 0 medalha