Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Festival

24 Março 2015 | Natalí Alencar

“É Tudo Verdade” anuncia programação completa

20ª edição apresenta uma seleção de 109 títulos de 31 países

Compartilhe:

(Foto: )

Em sua 20ª edição, o É Tudo Verdade 2015 – Festival Internacional de Documentários apresenta uma seleção de 109 títulos de 31 países, sendo 16 em estreia mundial. O festival será realizado entre 9 e 19 de abril em São Paulo e de 10 a 19 de abril no Rio de Janeiro. As itinerâncias deste ano vão exibir destaques da seleção em Belo Horizonte (29 de abril a 4 de maio), Santos (7 a 10 de maio) e Brasília (27 de maio a 01 junho). A entrada para as todas as sessões é franca.

Publicidade fechar X

Fundado e dirigido pelo crítico Amir Labaki, o É Tudo Verdade é uma correalização do BNDES, OI, PETROBRAS, CCBB, SABESP, SPCINE e RIOFILME,  contando com o apoio do Ministério da Cultura - Secretaria do Audiovisual, por meio da lei 8.313/91 (Lei Rouanet), da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo – Programa de Ação Cultural/PROAC, Secretaria de Estado de Cultura – Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Programação

O documentário Últimas Conversas, dirigido por Eduardo Coutinho (1933-2014), será o filme de abertura para convidados nos dias 9 e 10 de abril, respectivamente em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Já a Competição Brasileira de Longas e Médias-Metragens apresentará sete filmes – todos em estreias mundiais. O título vencedor conquista o Prêmio É Tudo Verdade, no valor de R$ 110 mil, e um troféu criado pelo artista plástico Carlito Carvalhosa. Os títulos selecionados são: Caminho de Volta; Eu Sou Carlos Imperial; Filme Sobre Um Bom Fim; Orestes; A Paixão de JL; Sete Visitas; Um Filme de Cinema.

Além disso, doze produções inéditas no Brasil participam da Competição Internacional de Longas e Médias-Metragens. Pela primeira vez, nada menos que cinco dos selecionados são produções ou coproduções com países da América Latina. O vencedor receberá um prêmio no valor de R$ 15 mil.

O Festival também inclui algumas homenagens especiais. A retrospectiva Vladimir, 80 é dedicada ao cineasta brasileiro, que completou 80 anos em janeiro último. Serão exibidos quatro de seus principais longas-metragens e dois retratos biográficos. Além da retrospectiva, o festival promove no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília o lançamento do livro "Jornal de Cinema", reunindo uma seleção de seus escritos sobre cinema.

Três ações especiais celebram a 20a. edição do Festival: a retrospectiva 20! Vinte aos Pares; duas mesas-redondas vão discutir a produção documental; apresentação do livro "A Verdade de Cada Um", uma antologia de textos sobre documentário de 32 de seus principais realizadores, organizado e apresentado por Amir Labaki.

Há ainda duas iniciativas que marcam o início da parceria entre o Evento e a recém-criada SPCine. O ciclo Documentários Musicais vai exibir no Cine Olido doze obras do gênero que tiveram sua estreia dentro da programação do festival. O festival terá uma itinerância na cidade de São Paulo durante todo o ano, exibindo seis de seus títulos pelos CEUs da capital.

O Instituto Moreira Salles (IMS) lança durante o festival uma nova edição em DVD do documentário clássico Iracema, Uma Transa Amazônica (1976), de Jorge Bodanzky e Orlando Senna, com novos extras dirigidos por Bodanzky. O lançamento acontece após projeções do filme em São Paulo (Cinemateca Brasileira, 15/4) e no Rio de Janeiro (IMS, 19/4).

Baixe a programação de SP.

Baixe a programação do RJ.

Compartilhe:

  • 0 medalha