13 Maio 2013 | Redação
Semana ABC trata dos desafios da digitalização do parque exibidor
Manoel Rangel e Luiz Gonzaga foram alguns dos nomes presentes no debate
Compartilhe:
De 08 a 10 de maio, a ABC (Associação Brasileira de Cinematografia) realizou na Cinemateca, em São Paulo (SP) mais uma Semana ABC, que reúne profissionais do setor em painéis e debates sobre temas do mercado.
Publicidade fechar X
Um dos grandes debates dessa Semana ABC foi os Desafios e Perspectivas do mercado em relação à digitalização do Parque Exibidor. Participaram desta mesa, grandes nomes do setor audiovisual: Carlos Klachquin (ABC – engenheiro de som); José Francisco Neto (ABC - engenheiro eletrônico e supervisor de pós-produção); José Luiz Sasso (ABC - técnico de mixagem); Luiz Gonzaga de Luca (vice-presidente da FENEEC - Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas) e Manoel Rangel (diretor-presidente da ANCINE).
Algumas críticas foram feitas ao mercado exibidor, como por exemplo, a qualidade com que as produções nacionais são exibidas nas salas de cinema. Por outro lado, o exibidor, representado por Luiz Gonzaga, também mostrou as dificuldades que tem enfrentado por conta da digitalização, dentre elas, a rapidez com que os equipamentos da sala de cinema têm sofrido modificações tecnológicas e ficam obsoletos, como os projetores. Gonzaga ainda apontou a falta de união do setor cinematográfico que não reuniu os Produtores aos Distribuidores e Exibidores para enfrentar a transição digital.
Manoel Rangel comentou sobre o apoio da ANCINE na convergência digital com o lançamento das linhas de crédito do FSA e reforçou que o objetivo da entidade é garantir que os pequenos exibidores tenham as mesmas oportunidades para digitalizar suas salas, assim como os grandes e médios exibidores.
Ao final da mesa, ficou acertado entre ANCINE e ABC estreitar o relacionamento sobre esse assunto.
A Semana ABC abordou ainda palestras sobre Tecnologia 4K, Crescimento da Produção de Séries para TV, Fontes Luminosas na Cinematografia Digital, O pensamento Sonoro Digital e O Ensino de Cinema.
Todas as palestras foram gravadas e estão disponíveis no Portal da ABC e da Cinemateca. Clique aqui e assista.
Compartilhe:
- 0 medalha