18 Março 2015 | Fábio Gomes
Projeto CINEB inicia 2015 com lançamento de curtas produzidos nas periferias de SP
Circuito Alternativo já levou mais de 43 mil pessoas a 350 exibições
Compartilhe:
Os filmes produzidos no Brasil precisam de espaço para serem exibidos e projetos sociais têm uma grande importância na exposição desse material para o grande público. Um deles é o Projeto CINEB, iniciativa que leva sessões gratuitas de cinema a comunidades da capital e Grande São Paulo.
Publicidade fechar X
O CINEB é um circuito alternativo de exibição que, desde 2007, leva o cinema brasileiro para várias regiões da cidade. Mais de 43 mil pessoas já participaram de um número superior a 350 sessões gratuitas espalhadas por comunidades e universidades de São Paulo.
Em sua história, já foram exibidos mais de 78 longas-metragens e 50 curtas-metragens, além da realização de 23 pré-estreias exclusivas como Meu Nome Não é Johnny, Raul Seixas – O início, o Fim e o Meio e Getúlio.
“Levamos toda a infraestrutura para montar nossa sala de cinema, que contempla telão, som, cadeiras, projetor, material de divulgação e um pipoqueiro. Desta forma, o CINEB tem ajudado a democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, especialmente nas regiões mais carentes da cidade”, afirmou Cidálio Santos, coordenador do projeto.
Realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e produzido pela Brazucah Produções, o projeto contará com o lançamento de um DVD que reúne curtas-metragens produzidos nas periferias paulistas para iniciar a temporada 2015 .
A coletânea de filmes marca a quarta edição do Selo CINEB, uma proposta de difusão do formato curta-metragem e de geração de renda para os produtores e realizadores que tem atuação na periferia. A iniciativa foi reconhecida pelo Ministério da Cultura, através do prêmio da Secretaria de Economia Criativa. Em cada edição, são selecionados cinco filmes.
Os selecionados, além de receberem prêmio em dinheiro por sua participação, terão seus filmes exibidos ao longo do ano ano na programação do projeto. Os filmes que integram a coletânea deste ano são Preservar e Resistir; Ponto Cego; Nossas Histórias, Minhas Memórias; Vendedores Ambulantes – Gambiarra Acústica e O Cubo Mágico.
A primeira sessão gratuita e aberta ao público está marcada para hoje, 18 de março, às 19 horas no Regional Paulista do Sindicato dos Bancários de São Paulo. Após a exibição, haverá um debate com os realizadores dos curtas. Os ingressos são limitados e as reservas podem ser feitas por meio do e-mail producaocineb@brazucah.com.br ou pessoalmente.
Veja aqui mais informações do projeto.
Compartilhe:
- 0 medalha