06 Março 2015 | Fábio Gomes
Estudo aponta focos de pirataria no Brasil
Presidente da MPAA fala sobre a importância da pesquisa
Compartilhe:
O escritório de representação do comércio dos EUA (USTR) identificou os principais mercados ao redor do mundo que facilitam a distribuição de conteúdos e serviços piratas. Chris Dodd, presidente e CEO da MPAA, comentou o assunto e reforçou a importância da indústria de filmes e televisão para os EUA.
Publicidade fechar X
“Os mercados mais notáveis permitem que o ladrão de conteúdo em uma escala massiva diminua o poder de competição dos EUA, desencorajando o reinvestimento dos criadores e finalmente prejudicando a experiência do consumidor”, afirmou.
Mais uma vez o Brasil é um dos destaques negativos do relatório. O camelodromo de Uruguaiana, no Rio de Janeiro, e a Feira dos Importados, em Brasília, foram considerados os centros físicos da pirataria de videogames e produtos audiovisuais.
“Declaradamente o maior mercado do Rio de Janeiro, o camelódromo de Uruguaiana conta com mais de 1,500 quiosques, sendo que a maioria deles vendem produtos piratas e falsificados. Ao mesmo tempo, a Feira dos Importados oferece produtos de moda e brinquedos junto com produtos de audiovisual”, escreve o relatório.
Contudo, o estudo elogiou as atitudes das autoridades locais, que tentam regularizar a situação de ambos os centros e lembrou que a Galeria Pagé, em São Paulo, também é um foco de pirataria e não conta com a mesma investigação.
“As ações em Brasília e no Rio de Janeiro contam com cobertura da imprensa, o que promove uma conscientização pública. A USTR aplaude esses esforços e encoraja as autoridades de São Paulo a realizar o mesmo em sua cidade”, completa o estudo.
Na parte online, o Baixeturbo.org é lembrado como um dos sites mais populares do país. “O site é especializado em músicas e também fornece cópias não autorizadas de filmes e programas de televisão. Ele gera uma renda com propagandas e venda de contas premium”, descreve a pesquisa.
Confira o estudo completo.
Compartilhe:
- 0 medalha