05 Março 2015 | Fábio Gomes
Netflix compra drama e grandes redes dos EUA se recusam a exibir o filme
Empresa depende de exibições nos cinemas para fazer campanha para o Oscar
Compartilhe:
As maiores redes de cinema dos EUA estão se recusando a exibir Beasts of No Nation, drama estrelado por Idris Elba que foi comprado pelo Netflix nesta semana por US$ 12 milhões. A empresa de streaming confirmou que deseja estrear o filme nas telonas e exibi-lo pouco depois na web.
Publicidade fechar X
Segundo a Variety, as quatro maiores redes dos EUA - AMC, a Regal, a Cinemark e a Carmike - disseram que não irão exibir o longa pois ele não honra a janela de 90 dias entre a estreia nos cinemas e a distribuição em DVD, Blu-Ray e VOD.
O Netflix espera fazer uma campanha para que o drama sobre crianças que se tornam soldados na África seja indicado ao Oscar. Porém, as regras da Academia dizem que “qualquer filme que tenha sua primeira exibição pública em qualquer outro veículo que não o cinema não poderá concorrer ao Oscar. Caso o filme seja lançado um dia após a exibição nos cinemas, ele continua elegível”.
Ao mesmo tempo, redes independentes de cinema não veem problemas em exibir o filme. A Alamo Drafthouse, que conta com 19 cinemas em estados como o Texas, a Califórnia e Nova York, afirmou que pretende exibir o filme.
“Eu sou agnóstico com este tipo de coisa. Vejo os filmes que quero exibir e os exibo independente da sua estratégia de lançamento. Não me vejo como um competidor do Netflix e acredito que essa briga é pitoresca. Eu assisto filmes em casa, mas há momentos que quero sair e vejo os cinemas como uma dessas opções que competem com restaurantes, eventos esportivos e essas coisas que não posso fazer em casa”, afirmou Tim League, CEO e fundador da Alamo.
A Variety explica que o filme pode ser exibido em aproximadamente 200 e 250 cinemas independentes.
Compartilhe:
- 0 medalha