Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Evento

03 Maio 2013 | Redação

Semana ABC começa dia 08

Programação inclui debates e exposição de equipamentos e serviços

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A ABC (Associação Brasileira de Cinematografia) realiza de 8 a 10 de maio A Semana ABC 2013 que vai reunir profissionais e empresas para debater assuntos do mercado. Além de mesas de debates, o local também oferece exposição de equipamentos e serviços. A entrada é franca. Mais informações no site da associação.

Publicidade fechar X

Confira a programação completa:

*Serão distribuídas senhas uma hora antes de cada mesa.

Dia 8 de maio, quarta-feira

10h – 12h30

Mesa 1: Cinema Digital - Desafios e Perspectivas

Panorama do estágio atual do processo de digitalização do parque exibidor brasileiro.

Mediador: Lauro Escorel, ABC – diretor de fotografia

Palestrantes confirmados

Adrian Teijido, ABC – diretor de fotografia

Carlos Klachquin, ABC – engenheiro de som

José Francisco Neto, ABC - engenheiro eletrônico e supervisor de pós-produção

José Luiz Sasso, ABC - técnico de mixagem    

Marcelo Siqueira - supervisor de finalização

Manoel Rangel - diretor-presidente da ANCINE - Agência Nacional do Cinema

12h30 – 13h45 - Almoço

14h – 16h 

Mesa 2: Tecnologias e Soluções para Cinematografia Digital Sony: do HD ao 4k e Além.

Palestrantes confirmados

Erick Soares – Sony Brasil – Tecnologias e Soluções para Cinematografia Digital Sony do HD ao 4k e Além

Affonso Beato – ASC, ABC – Produção em 4K com F65 – “O Tempo e o Vento”.

Vlade Lisboa - Assimilate Inc Latin America – Workflow de Pós Produção em 4K com F65 e F55

William Pacini – Brasil Rental Camera – Experiência com Filmagem em 4K (F55)

16h30 – 18h30

Mesa 3: O Impacto do Crescimento da Produção de Séries de TV: os desafios estéticos, estratégicos e culturais.

Mediadores: Marcelo Trotta, ABC - diretor de fotografia.

Participantes confirmados

Andrea Barata Ribeiro - produtora da O2 Filmes

Armando Torres Junior - mixador

Claudio Torres - diretor

Elena Soarez – roteirista

Esther Hamburger - crítica de TV, professora da ECA-USP e diretora do CINUSP Paulo Emílio Claudio Torres – diretor

Fred Pinto – cenógrafo e diretor de arte

Mariana Koehler - diretora de conteúdo do canal GNT

Rodrigo Monte, ABC - diretor de fotografia da série “Sessão de Terapia”

19h – 20h30

Coquetel de abertura oferecido pela ARRI

Dia 9 de maio, quinta-feira

10h – 12h30

Mesa 4: Master Class - “A Arte do Foley” com Jana Vance

Jana Vance é artista de foley, trabalha no renomado estúdio Skywalker Sound, tendo em seu currículo filmes como “Valente”, “Os Vingadores”, “Carros”, “Avatar”, “Up – Altas Aventuras”, “Toy Story 3”, “Wall-E”, “Homem de Ferro”, “Ratatouille”, “Os Incríveis”, “O Resgate do Soldado Ryan” e “Star Wars” (episódios 1 , 2 e 3).

12h30 – 13h45 - Almoço

14h – 15h30 

Mesa 5: Novas Fontes Luminosas: LED e a Cinematografia digital. Padrões de verificação. Apresentação sobre as fontes luminosas e sua interação com os sensores.

Os avanços na tecnologia de iluminação, estão tornando prática, a utilização de refletores de LED, na televisão e no cinema. A iluminação de LED possibilita a redução do consumo de energia e menor necessidade de refrigeração. Ela também permite ajustes na temperatura de cor sem a necessidade de utilizar gelatinas de correção. As emissões de luz do LED, porém, possuem acromaticidade fundamentalmente diversa da luz de tungstênio e de HMI  que são as mais usadas atualmente . Esta palestra irá apresentar os fundamentos da feitura da luz branca com os LEDs, incluindo sistemas do tipo tricromático e de fósforo ativado. Você aprenderá a razão pela qual iluminações com a mesma medição de temperatura de cor podem parecer tão diferentes para o nosso olho, e ainda mais diferentes para uma câmera digital. Essa palestra também abordara a relação entre a iluminação tricromatica e sensores RGB. Além disso, serão abordados os novos padrões emergentes para medição da qualidade de iluminação dos LEDs que se tornarão regra em um futuro próximo.

Sobre Mike Wagner

Mike Wagner é gerente de produto de iluminação na ARRI. Sua experiência abrange tantos aspectos técnicos como criativos referentes à luz. Foi gerente de produto para a iluminação LED no laboratório Rosco e tem formação na área de Cinema. Mike é formado em Bacharelado em Artes Plásticas na Escola de Artes Tisch da Universidade de Nova York, com especialização em Programação.

16h – 18h

Mesa 6:  Renovação da cinematografia na TV Brasileira .

Mediador: Guy Gonçalves, ABC – diretor de fotografia

Palestrantes confirmados

José Maria Villamarim: diretor da TV Globo, codiretor da novela “Avenida Brasil” e da minissérie “O Canto da Sereia”, entre vários outros trabalhos

Walter Carvalho, ABC: diretor e diretor de fotografia da novela “Lado a lado” e da minisérie “O Canto da Sereia”

Participantes discutirão a renovação da linguagem na narrativa visual dentro da TV Brasileira.

18h30 – 20h30

Mesa 7: Master class com o convidado Affonso Beato, ASC, ABC: Fundamentos de Estereografia - 3D

Palestra e discussão do texto: elementos fundamentais entre a nossa percepção estereoscópica, a captação e projeção estereográfica.

Sobre Affonso Beato

Ao longo de sua carreira como diretor de fotografia, Affonso Beato filmou mais de cinquenta longas, 300 comerciais e 20 documentários, cinco deles sob sua direção. Teve o privilégio de colaborar com diretores de renome internacional, como Stephen Frears – “A Rainha”; Pedro Almodóvar – “Tudo Sobre Minha Mãe” – “Carne Trêmula” – “A Flor do Meu Segredo”; Mike Newell – “O amor nos tempos do Cólera”; Walter Salles – “Dark Water” ; Jonathan Lynn – “Resistindo às Tentações”; Jim McBride – “Acerto de contas” – “A Fera do Rock”; Glauber Rocha – “Antonio das Mortes”.

Dia 10 de maio, sexta-feira 

10h – 12h30

Mesa 8: Ensino de Cinema: integração entre ensino e mercado.

Mediador: Ninho Moraes – professor da Faculdade Cásper Líbero, cineasta e roteirista.

Participantes Confirmados

Daniela Pfeiffer - Coordenadora de Projetos na ABPITV e Idealizadora da Pós-Graduação em Produção Audiovisual: Projeto e Negócio no Senac São Paulo

Denise Gomes – produtora da Bossa Nova Films

Luciana Rodrigues – representante da FAAP e FORCINE

Luis Antonio Silveira – conselheiro da ABPITV

Rubens Rewald - roteirista, teatrólogo, professor da Universidade de São Paulo (USP) e diretor

12h30 – 13h45 - Almoço

14h – 17h

Mesa 9: Direção de Arte em Preto e Branco. Significados da representação em Preto e Branco.

Mediadora: Vera Hamburger, ABC – diretora de arte e Ana Mara Abreu - diretora de arte

Participantes confirmados

Daniela Thomas – cenógrafa e diretora

Luciana Buarque - figurinista

Marcos Pedroso – cenógrafo e figurinista.

17h30 - 20h30

Mesa 10: O Pensamento Sonoro no Cinema Brasileiro Contemporâneo

O que representa o som no cinema nacional hoje? O que contribuiu para a evolução do pensamento sonoro do cinema no Brasil: a melhoria do circuito exibidor, o desenvolvimento tecnológico na captação, edição e mixagem, as escolas de cinema?

Destaque no cenário cinematográfico atual, discutir o pensamento sonoro no cinema brasileiro contemporâneo é também uma contribuição para uma maior conscientização da importância deste elemento nos filmes.

Mediador: Bernardo Marquez - editor de som, pesquisador, professor e realizador do site www.artesaosdosom.org 

Participantes confirmados

Carlos Alberto Mattos - crítico de cinema e editor da revista Filme Cultura "O Som Nosso de Cada Dia"

Kleber Mendonça Filho - diretor de "O Som ao Redor" (2012), roteirista e crítico de cinema

Ricardo Reis "Chuí" - editor e supervisor de som. 

Compartilhe:

  • 0 medalha