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18 Fevereiro 2015 | Fábio Gomes

O efeito das propagandas nos cinemas

Estudo analisa impacto de anúncios antes dos filmes

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(Foto: )

Atualmente, cinemas ao redor do país tem utilizado os momentos antes do filme para exibir propagandas de diversos produtos, que vão desde seguradoras e bancos até comerciais de refrigerante e anúncios do governo. Apesar de comuns, os anunciantes muitas vezes não sabem se o vídeo exibido fez efeito ou não no espectador da rede.

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No início deste ano foi divulgada uma pesquisa visando estudar os hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Encomendada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM) para compreender como o brasileiro se informa, a pesquisa foi realizada pelo IBOPE e entrevistou mais de 18 mil pessoas.

O estudo perguntou aos entrevistados sobre seu nível de confiança nas notícias, propagandas e anúncios de publicidades veiculadas por diferentes meios de comunicação, como a televisão, o rádio, jornais, revistas, internet e também o cinema.

De acordo com as respostas, 5% dos brasileiros confiam sempre nas propagandas exibidas nos cinemas, enquanto 17% confia muitas vezes. O maior número envolve as pessoas que confiam poucas vezes nos anúncios do cinema, 35%. 20% afirmou que não confia e 23% disse que não sabe ou não respondeu.

Dentre todos os estados, o Amapá é o que apresenta um público mais suscetível as propagandas na telona, com 16% das pessoas confiando totalmente nas propagandas exibidas e 31% confiando muitas vezes.

O público alagoano é o que menos acredita nos anúncios cinematográficos, sendo 38% das pessoas afirmando que nunca confiam e 20% explicando que confia poucas vezes.

A pesquisa mostra, também, que quanto maior for a renda familiar, mais confiança as pessoas tem nas propagandas. Se a renda total for menor de R$ 1,5 mil, apenas 3% confiam sempre nas propagandas e 11% confiam muitas vezes.

Agora, se a renda for maior a R$ 5 mil, 7% do público confia totalmente nos anúncios e 24% confia muitas vezes no que é exibido nas telonas.

Quanto maior o município, maior também o grau de confiança. Se for um município com menos de 20 mil habitantes, 4% das pessoas confiam sempre e 16% confiam muitas vezes, enquanto um município superior a 500 mil habitantes 6% confia sempre e 19% confia muitas vezes.

Confira a pesquisa completa aqui.

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