24 Abril 2013 | Redação
Curtas CinemaCon
Giro com novidades, tendências e tecnologias
Compartilhe:

Durante a maior convenção do cinema destinada a proprietários de cinema muita coisa aconteceu. Confira abaixo um giro pela CinemaCon com novidades, tendências e tecnologias:
Um 'Star Wars' por ano - A Disney anunciou que planeja realizar um filme da franquia “Star Wars” por ano a partir do “Episódio VII”, em meados de 2015. O estúdio pretende alternar cada ano entre um longa episódico e um filme independente relacionado à franquia. Para os episódios 8 e 9, a previsão de lançamento é 2017 e 2019. Os anos pares ficarão reservados as sequências sem conexão com a trama principal.
Para gente grande - Cadeiras mais largas e mais confortáveis do que as normais foram uma das tendências mostradas na CinemaCon. Os assentos “Premium seats” são destinados principalmente aos obesos, que inclusive crescem a cada ano, especialmente nos EUA.
Complexos Integrados - Um cinema com tudo para atrair o cliente e deixá-lo lá dentro por mais tempo foi outra tendência mostrada durante a convenção. Cinemas com restaurantes, bares e modernos lounges são exemplos. Outra opção, ao invés do tradicional formato “stadium”, as salas ganharam novo visual com mesa e cadeiras, puffs ou sofás gigantes. Há ainda opções com sistema de som individual com fones.
Som Imersivo - Depois da tecnologia 3D virar moda e passar por um momento de calmaria no Brasil, agora a moda, segundo a CinemaCon, é o som imersivo, o som 3D. Duas empresas fizeram demonstrações de seus sistemas durante a CinemaCon: A Dolby com o Dolby Atmos e a Barco com o Auro 11.1. A sensação é incrível e você percebe as nuances de cada cena do filme, um simples voo panorâmico ou a queda de objetos se transformam em espetáculo para os ouvidos.
Quarta Dimensão - No Brasil, o único exibidor a oferecer esta opção é a Cinépolis no JK Iguatemi por meio da empresa 4DX. Além desta, a X4D também mostrou sua tecnologia, que além dos tradicionais efeitos de tremor e sensações de vento, chuva e odor tem uma espécie de “escovinha” que ao ser acionada causa sensação de algo subindo ou passando nas pernas.
Com um pouco menos de adrenalina, a 4TD apresentou as cadeiras com a tecnologia vibrosound, que vibra de acordo com o filme.
Mulheres em foco - Um dos painéis da CinemaCon foi destinado a presença feminina no mercado cinematográfico. A atriz Geena Davis participou. Ela é criadora de uma fundação que analisa a percepção negativa que a indústria tem em relação às mulheres. No painel, falou-se da dificuldade em avançar projetos protagonizados por mulheres.
E o HFR? - Há um ano Peter Jackson anunciou com entusiasmo a exibição em High Frame Rate (HFR) de O Hobbit. O anúncio recebeu diversas críticas e neste ano, o diretor voltou a apresentar trechos do próximo capítulo da saga Hobbit: A Desolação de Smaug, no entanto, não comentou sobre o HFR.
Interação durante o filme - A Disney está testando em alguns eventos o serviço Second Screen Live, que estimula os espectadores a usarem jogos interativos enquanto assistem aos filmes. Será que a moda pega?
Exibições exclusivas – Durante a CinemaCon, além de trechos e trailers exclusivos, foram exibidos em primeira mão para os exibidores os filmes: Suor e Glória (Paramount), Universidade Monstros (Disney), As Bem-Armadas (Fox) e The To Do List (CBS Films). Os estúdios não pouparam esforços para levar celebridades, dentre elas, Brad Pitt, Sandra Bullock, Ben Stiller, Morgan Freeman, Harrison Ford, Jonny Depp e Adam Sandler.
Compartilhe:
- 0 medalha