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08 Janeiro 2015 | Natalí Alencar

Boa comunicação melhora em até 57% o desempenho das empresas

Veja os principais erros que comprometem a comunicação

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(Foto: Banco de Imagens)

Um dos problemas enfrentados por muitas empresas é a comunicação, o que não é diferente no segmento de exibição e distribuição.

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Para uma empresa bem integrada, é necessário uma comunicação de excelência, com a qual os profissionais se tornem mais adaptáveis e adquirem um clima organizacional mais agradável, o que, de acordo com um estudo sobre performance organizacional, realizado pela Six Seconds – especialista em inteligência emocional - representa uma melhora de 57% no desempenho da organização.

Para Paulo Ferretti, gerente de desenvolvimento do Grupo Kronberg - empresa especialista em desenvolvimento de líderes e profissionais da linha de frente, assessment e coaching –, saber ouvir e esperar os momentos certos para se expressar é o que garante uma comunicação eficiente. “É preciso equilíbrio entre quem fala e quem escuta - uma equipe individualista se desmotiva com muito mais facilidade, pois não há entrosamento”.

Comportamentos negativos

Ferretti elenca os sete comportamentos negativos da comunicação interpessoal que podem prejudicar a equipe:

1 – Falante. Falar demais e não escutar outras opiniões. A pessoa que pratica dificilmente percebe que está sendo inconveniente.

2 – Competitivo. Compartilhar experiências de forma que pareça que está competindo com o conhecimento do outro. Costuma sempre ter uma história melhor sobre determinado assunto.

3 – Conselheiro. Insistir em dar conselhos aos colegas mesmo que ninguém os tenha solicitado.

4 – Ansioso. Interromper linhas de pensamento alheias, pois se está ansioso demais para aguardar uma oportunidade de falar.

5 – Egoísta. Ouvir todos os pontos de vista e sugestões e não compartilhar a própria que poderia ser útil para o grupo.

6 – Pessimista. Discordar de tudo e todos porque não se acredita na capacidade da empresa.

7 – Gozador. Gerar constrangimento ironizando ou gozando o comentário de alguém. Práticas como essa faz com que as pessoas ao redor fiquem receosas de expor suas opiniões.

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