31 Dezembro 2014 | Fábio Gomes
"Êxodo: Deuses e Reis" é proibido no Egito
País alega que filme apresenta "erros históricos"
Compartilhe:
Êxodo: Deuses e Reis teve sua exibição proibida em cinemas do Egito após a censura declarar que o longa conta uma série de “erros históricos” em relação ao conto bíblico. A informação é do site Deadline.
Publicidade fechar X
“Um dos principais erros do filme é mostrar que judeus construíram as pirâmides. O filme retrata Moisés como o líder de um exército, não um profeta. Por fim, mostra um grupo de antigos egípcios perseguindo um grupo de pacíficos judeus. Nos recusamos a passar esse filme em respeito ao sentimento do país”, afirmou Abdul Sattar Fathi, diretor da censura no Egito segundo o Deadline.
Filmes com o teor bíblico normalmente são censurados no país, onde é proibido retratar profetas e figuras religiosas. No começo deste ano, por exemplo, Noé, dirigido por Darren Aronofsky, foi banido pelos mesmos motivos.
O site ainda explica que outros países devem seguir o mesmo caminho. Marrocos, onde parte da produção foi filmada, já deu indícios de que pode proibir o longa. Até o momento, a produção já arrecadou um total de US$ 148 milhões mundialmente. No último fim de semana, liderou o top 10 Brasil (leia mais aqui).
Compartilhe:
- 0 medalha